Marketing de voz sobre redes de cabo busca simplicidade

Algumas lições aprendidas pela indústria norte-americana de cabo no que diz respeito à comercialização e marketing de serviços de voz foram apresentadas em uma sessão específica durante a NCTA, que acontece esta semana em São Francisco. As operadoras são unânimes em definir simplicidade como a palavra chave. Por exemplo, os operadores pararam de tentar explicar para o usuário que o sistema funciona sobre VoIP ou qualquer outra tecnologia. Hoje os produtos são simplesmente propagandeados como serviços de telefonia. Os preços, segundo as lições aprendidas pelos operadoras de cabo, têm que ser competitivos com os preços das incumbents, mas não precisam entrar em guerra com as demais operadoras competitivas, até porque isso inviabilizaria o retorno do serviço de voz. As contas também estão sendo simplificadas e os pacotes de preços reduzidos ao mínimo possível. Em média, cobra-se de US$ 35 a US$ 40 pelo serviço de voz daquele usuário que também assina TV paga e banda larga. Por esse valor, o usuário nos EUA tem minutos livres para qualquer tipo de ligação, incluindo longa distância nacional.
Os operadores de cabo também aprenderam a não mais fazer o marketing de todas as dezenas de vantagens dos seus serviços de voz. Preferem se focar nas três principais: preço mais baixo, conta única e as mesmas funcionalidades dos serviços de voz das concessionárias (sim, isso é considerado uma vantagem, já que as demais operadoras competitivas, como Vonage e outras, em geral não têm qualidade de serviços e números de emergência). Outra lição aprendida pelos operadores norte-americanos é que não adianta oferecer triple play enquanto os demais serviços de voz e vídeo ainda sofrem com atendimentos ruins. Com base em lições como essas, os operadores de cabo dos EUA pretendem arrancar US$ 28 bilhões em receitas das incumbents com serviços de voz competitivos nos próximos oito anos.

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