V.tal vai investir R$ 250 milhões em data center de Porto Alegre

Foto: Divulgação/V.tal

A V.tal divulgou nesta segunda-feira, 4, novos detalhes sobre o projeto de edge data center em execução pela empresa na cidade de Porto Alegre. O empreendimento – batizado de V.OA – contará com investimento de cerca de R$ 250 milhões.

O data center também terá uma potência total de 6MW e suporte para 400 racks em uma área de 7 mil metros quadrados, afirmou a V.tal. Este é o primeiro projeto do gênero da operadora de infraestrutura na região Sul.

"O projeto faz parte do plano de expansão de data centers da companhia no Brasil e Colômbia para atender às crescentes demandas digitais de operadoras, provedores e OTTs que necessitam de um serviço de qualidade para processamento de um alto volume de dados e entrega das aplicações com baixíssima latência", explicou a V.tal.

Notícias relacionadas

Entre as novidades do anúncio desta segunda está a dimensão do projeto em Porto Alegre. Há alguns meses, a empresa prometia uma capacidade menor para o empreendimento – ou 4 MW de potência. A V.tal conta com terreno para o edge data center na capital gaúcha desde 2022.

Rede

O V.OA ainda será integrado aos demais 4 edge data centers da companhia (dois em Fortaleza, um no Rio de Janeiro e mais um em Barranquilla, na Colômbia), que se conectam com as estações de chegada de cabos submarinos nos Estados Unidos, Bermudas, Colômbia, Venezuela, Argentina e Chile, além da extensa malha terrestre de fibra óptica da V.tal presente em todos os estados brasileiros.

"O conceito do Edge Data Center é justamente trazer a infraestrutura de armazenamento de dados para mais perto dos consumidores e, com isso, reduzir a latência ou o tempo de resposta. Cada vez mais, os provedores de conteúdo querem estar mais próximos dos seus usuários para oferecer-lhes uma melhor experiência no uso das aplicações. E escolhemos o Rio Grande do Sul por ser um estado em franco desenvolvimento tecnológico, possuir um ecossistema forte e ativo e uma localização privilegiada para atender clientes dos países do cone sul", afirmou Felipe Campos, vice-presidente de Atacado da V.tal, em comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!