SES cresce receitas no semestre com impulso de área de redes

Antenas da operadora de satélite SES

Números para o primeiro semestre divulgados nesta semana pela operadora de satélites SES indicaram uma alta de 9,8% no faturamento do grupo ao longo do primeiro semestre, atingindo cifras de 987 milhões de euros.

Segundo a empresa, variações cambiais e efeitos da compra da DRS impulsionaram os números (sem tais efeitos, haveria retração de 1,2% nas receitas do semestre). Ainda assim, o segmento de redes da SES teve crescimento positivo de 3,1% no período, somando 501 milhões de euros para a operadora.

O mercado de mobilidade é o que tem puxado o crescimento na demanda por capacidade (+14,4% no faturamento em seis meses), ao passo que a demanda de governos caiu e a de redes fixas se manteve estável.

Notícias relacionadas

Na soma dos fatores, o segmento de redes da SES já é maior que o segmento de vídeo, que somou 486 milhões de euros em receitas no semestre. Neste caso, houve retração de 3,5% nos valores, indica a SES – ainda assim pontuando que a vertical de vídeo representa para a operadora 350 milhões em contratos assinados.

No semestre, o lucro da empresa também reduziu – para 116 milhões de euros ante 168 milhões há um ano. Já em termos de lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), o recuo foi de 2,7% no semestre, para 530 milhões de euros.

O3b mPower

Ainda em 2023 a SES espera iniciar a operação comercial da frota O3b mPower, cujos quatro primeiros satélites já foram lançados. Em conferência sobre os resultados financeiros, o comando da operadora indicou que desligamentos esporádicos em uma fração dos módulos de energia a bordo dos artefatos foram constatados e estão sendo avaliados, relatou o portal Via Satellite.

Na ocasião, o CEO interino Ruy Pinto minimizou impactos da ocorrência no desempenho e na operação de longo prazo da frota. A SES tem mais quatro lançamentos de satélites da O3b programados para este ano e deve revisar procedimentos operacionais, levando em consideração tais eventos esporádicos. Hoje, a carteira de pedidos da frota O3b mPower já somaria mais de US$ 1 bilhão, relatou a operadora ao divulgar balanço.

Banda C

Outro evento importante para a SES será o recebimento de cerca de US$ 3 bilhões pela limpeza acelerada da banda C nos Estados Unidos. O montante (valor antes de impostos) é projetado para o quarto trimestre, após a operadora concluir a desocupação da faixa antes do previsto, em projeto que durou três anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!