China limita exportação de gálio e germânio após restrições em chips

Foto: RawPixel de Freepik

O Ministério do Comércio da China anunciou restrições para a exportação de materiais relacionados ao gálio e ao germânio, elementos fundamentais nas indústrias de semicondutores, telecomunicações e veículos elétricos. A medida foi tomada como forma de retaliação às novas sanções impostas pelos Estados Unidos e pela Europa, que buscam frear os chips eletrônicos produzidos no país asiático.

O estopim para a resposta mais incisiva da China pode ter sido a recente decisão da Holanda de restringir o acesso chinês à tecnologia de maquinário avançado para produção de semicondutores. Essa medida foi vista como um estreitamento da aliança holandesa com o governo americano.

As restrições dos asiáticos, que entrarão em vigor a partir do dia 1° de agosto, foram justificadas pela China como parte da política de "proteção à segurança nacional". Com o novo cenário, os exportadores desses metais serão obrigados a solicitar uma licença junto ao Ministério do Comércio da China caso queiram enviar os produtos para outras nações. De acordo com a nota do órgão, as empresas chinesas também deverão fornecer informações sobre os compradores e os pedidos realizados.

Notícias relacionadas

Líder mundial

De acordo com a associação Critical Raw Materials Alliance (CRM Alliance), a China responde por cerca de 60% da produção do germânio em todo o mundo, que são minérios considerados raros. Estados Unidos, Canadá, Finlândia e Rússia complementam o restante da produção global dos materiais. A produção mundial do gálio é ainda mais concentrada na China, que fica com 80% da fabricação global – segundo a CRMA.

A repercussão da medida chinesa

Alguns países mostraram preocupação com o anúncio feito pelo Ministério do Comércio da China. Em reunião realizada nesta terça-feira, 4, a Comissão Europeia destacou que as duas matérias-primas são estratégicas para a transição verde e digital do bloco econômico. Robert Habeck, Ministro da Economia da Alemanha, classificou como "problemática" a possível ampliação do controle para materiais como o lítio.

Já Peter Arkell, presidente da Associação Global de Mineração da China, classificou como "fantasia" sugerir que qualquer outro mercado possa substituir a China a curto ou médio prazo na produção desses metais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!