A desenvolvedora móvel brasileira Taqtile registrou somente no primeiro semestre um crescimento de 260% no faturamento, segundo divulgou a empresa nesta sexta-feira, 4. Com isso, ela afirma ter superado a sua meta inicial para 2014, que era de 60%. O desempenho se deu graças a parcerias grandes com redes varejistas como Netshoes, Extra, Ponto Frio e Casas Bahia, grandes companhias que, juntas detêm (considerando não apenas o mobile) 20% do total de vendas do e-commerce no País. A base é uma pesquisa do E-bit, que afirma que o faturamento do comércio eletrônico brasileiro em 2013 foi de R$ 28,8 bilhões.
Segundo o sócio-fundador da companhia, Danilo Toledo, ainda não há dados mais concretos sobre o consumo por meio de plataformas móveis, além de serem informações ainda não divulgadas por alguns de seus clientes. "Mas cresce numa velocidade enorme", justifica. "O que já fechamos de contrato neste ano já supera o ano passado. Se comparar tudo que faturei em 2013 com o que faturei de janeiro a junho (deste ano), já cresci 260%."
Em comunicado, a empresa atribuiu o resultado à estratégia de gestão, "que prioriza investimentos na qualidade da equipe e em novas tecnologias e produtos". Para atender a Netshoes e Nova Pontocom, por exemplo, a Taqtile utilizou um processo de consultoria batizado de "Fábrica de Ideias" no qual fez pesquisas com público-alvo e tendências, explorando diferenciais de cada companhia e sua estratégia no desenvolvimento de soluções móveis relevantes.
Oportunidades para o varejo físico
Toledo explica que agora a empresa também quer aproveitar a experiência que obteve nos exterior, especialmente nos Estados Unidos. A desenvolvedora (que, fora do m-commerce, foi também responsável pelos aplicativos da posse do presidente Barack Obama e do casamento do príncipe William, no Reino Unido) tem como clientes as varejistas Dollar General, Marsh e Hy-vee – esta última, com uma solução para complementar a experiência no varejo físico. Com as informações de cadastro de um cliente, o gerente da loja interage utilizando o aplicativo móvel. "Toda segunda-feira de manhã, o cliente recebe uma promoção exclusiva de uma loja (da rede) que ele frequenta", explica. "O app ajuda ele a realizar a compra, inclusive traçando a rota dentro da loja para ele encontrar o produto".
Segundo o sócio-fundador da Taqtile, essa ação proativa com o cliente permite aumentar a fidelização. "Com o Hy-vee foi uma coisa muito simples que fizemos, mas a gente traz metade dos usuários ativos para dentro da loja", comemora. Denis Toledo espera ainda implantar novas tecnologias para interação com o usuário no estabelecimento, como o recurso iBeacon (da Apple) e a geolocalização para controle personalizado para o contexto do consumidor.
Pouca dependência
O executivo explica que deficiências na rede móvel no Brasil não impediriam a implantação desse tipo de recurso em lojas no País. "Lá fora não é muito diferente daqui, a conexão é melhor, mas também falha e poucos varejistas têm Wi-Fi", declara. Para contornar isso, o desenvolvimento do aplicativo já leva em consideração essas condições, armazenando a maior quantidade possível de dados quando o usuário está online e configurando para um baixo consumo de conexão para o uso nas lojas.
Na visão de Toledo, oferecer uma conexão Wi-Fi ao cliente seria benéfico também para o varejista, já que existe uma tendência de que o usuário use a Internet não só para comparar preços (e eventualmente comprar em outro estabelecimento). "Havia uma cultura nos EUA de que varejistas tinham medo de colocar Wi-Fi nas lojas, porque aí o cara veria o produto online e comprava onde era mais barato. Havia esse preconceito, mas o que mais vejo agora é o contrário: o cara pesquisa na Internet muito mais as opiniões (acerca) do produto, e ele acaba comprando no físico mesmo, porque ele quer na mão dele, tem o imediatismo que muitas vezes é mais relevante do que um desconto", explica.
Evento
Danilo Toledo apresentará cases e participará da 7ª edição do Fórum Mobile+, evento realizado pela Converge Comunicações, que edita este noticiário, e que acontecerá nos dias 30 de setembro e 1º de outubro em São Paulo. "A gente já está fechando os primeiros contratos e no Fórum vamos divulgar alguns cases", promete o sócio-fundador da Taqtile.
Para inscrições, entre no link http://convergecom.com.br/portal/eventos/forum-mobile/.