Sky limpa base e total de assinantes cai em maio

A revisão para baixo da base de assinantes da Sky, conforme noticiado há uma semana, acabou levando a um fato inédito no setor nos últimos anos. O balanço do mês de maio do serviço de TV por assinatura divulgado pela Anatel apresenta queda de 35,26 mil assinaturas (0,21%), em relação ao mês anterior. O Brasil fechou o quinto mês do ano com 16,93 milhões de domicílios com TV paga. Considerando-se o número médio de 3,2 pessoas por domicílio, os serviços de TV por assinatura são distribuídos para aproximadamente 54,2 milhões de brasileiros e estão presentes em 27,9% das residências.

Notícias relacionadas
Segundo a Anatel, a queda registrada foi influenciada, principalmente, pelo resultado negativo de 130,45 mil assinaturas do Grupo Sky, considerando também as operações de MMDS (Acom, Teleserv e TV Filme).

A operadora que mais cresceu em maio, em números absolutos, foi a Net, com 36.198 novos assinantes, chegando a 5,57 milhões de lares; seguida da Claro TV, com variação de 30.226, atingindo 3,33 milhões; e Oi TV, que chegou a 885.472 assinantes com a adição de 28.159 assinaturas.

A Sky perdeu 130.450 assinantes, totalizando 5,21 milhões, porque era usuários inadimplentes que não vinham sendo desconectados, conforme constatou auditoria da DirecTV, controladora da empresa. Considerando, no entanto, que a operadora apresentava um número inflacionado em 200 mil assinaturas no final de março, conforme a nota da DirecTV, nos meses de abril e maio a sua base recebeu cerca de 70 mil assinantes novos, o que mostra que a Sky não desacelerou o ritmo de vendas.

No período de 12 meses, a operadora que mais cresceu foi a GVT, com um crescimento de 167,76%, chegando a 516.257 em maio. Na sequência vieram a Oi TV (com aumento de 93,12%) e Claro TV (93,12%).

Além da Sky, as que perderam base no mês de maio foram Vivo TV com menos 877 assinantes, chegando a 543.879; CTBC, que perdeu 1.330, chegando a 124.885; SIM TV, com menos 10.286, totalizando uma base de 90.341; Net Jangadeiro, com menos 960, totalizando 53.907; Sercomtel, que encolheu em 284 assinantes para 21.667; e Net Angra, que perdeu 50 assinantes, chegando a 16.307.

Plataformas

O DTH ficou com participação de 61,9% da base, enquanto o cabo fechou maio com 37,8% das assinaturas. As prestadoras de MMDS perderam 14 mil assinantes no mês, o que representou queda de mais de 21% de sua base.

O cálculo de crescimento anualizado do mercado fica prejudicado por conta das variações no número da Sky.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!