Primeira conexão de 100 Gbps transatlântica é demonstrada na Holanda

Pesquisadores de seis empresas de pesquisas e educação em redes e dois "parceiros comerciais" demonstraram na segunda, 3, a primeira transmissão transatlântica de 100 Gbps durante uma conferência do setor na cidade de Maastricht, na Holanda. A conexão foi realizada entre a América do Norte e a Europa como parte do projeto Advanced North Atlantic 100G Pilot (ANA-100G), que visa testar tecnologias novas como redes definidas por software (SDN, na sigla em inglês), além de aplicações para engenharia, ciência, pesquisa e educação.

Notícias relacionadas
Os participantes no ANA-100G são a Internet2, NORDUnet, ESnet, SURFnet, Canarie e Géant. A Ciena também participa do piloto provendo equipamento fotônico, incluindo um trasnponder recém lançado, enquanto a Juniper emprestou equipamentos para permitir as demonstrações.

O link conectou Amsterdã e Nova York, além de mais dois pontos de troca, por pelo menos mais 12 meses após a conferência. De acordo com o comunicado à imprensa, os esforços vão determinar os requerimentos operacionais necessários para rodar efetivamente os cumprimentos de onda de 100 Gbps para atender à crescente demanda de organizações de pesquisa, como o acelerador de partículas Grande Colisor de Hádrons, na Suíça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!