Sky entra na Justiça contra decisão da Anatel sobre must carry

Depois de ajuizar uma ação contra a Lei do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) – que está sendo julgada pelo Supremo Tribunal Federal – a Sky se insurge agora contra a decisão da Anatel sobre o seu pedido de dispensa de carregamento dos canais obrigatórios. A Anatel aceitou o pedido da empresa mas, conforme determina o regulamento do SeAC, caso a empresa opte por carregar um único canal de geradora local, deverá carregar todos os 14 canais com características definidas em ato da agência, como abrangência de um terço da população e presença nas cinco regiões do País.

Notícias relacionadas
A questão é que a Sky carrega oito canais de geradoras locais com as características definidas pela Anatel, então deveria se adaptar para carregar os outros seis. O que irrita a Anatel e as emissoras que a companhia deixa de carregar é que, a despeito do argumento de que não há mais espaço no satélite, a empresa carrega 18 geradoras locais da Globo e vários canais caracterizados para o assinante como "cortesia".

"Dissemos para a Sky:  'substitua seis desses 18 por seis canais obrigatórios até que você amplie a capacidade e possa voltar com os outros seis da Rede Globo'. A Sky entrou na Justiça, mas a Anatel vai até as últimas consequências para fazer cumprir a lei e o regulamento", afirmou o conselheiro Jarbas Valente, durante audiência pública na Comissão de Ciência Tecnologia Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

Segundo o conselheiro, a Anatel vai responder à Justiça ainda nesta terça, 4, mas enquanto não houver uma decisão judicial o prazo de dez dias dado para que a empresa cumpra a regra fica suspenso. Valente diz que todas as outras empresas de DTH cumprem a regra, com exceção da Sky e da GVT (para quem foi dado um prazo de três meses, já que o satélite que ampliaria a capacidade da companhia explodiu no lançamento).

O presidente da Rede Brasil Atual (que pertence ao deputado Celso Russomano – PP/SP), Marcos Tolentino, por sua vez, enumerou nove canais que a empresa oferece como cortesia aos assinantes, como Canal Rural, Canal Mega TV, Canal Polishop, Shop Time, Terra Viva e outros. Na sua visão, a empresa poderia retirar da grade seis desses canais cortesia e substituir pelos seis obrigatórios que a empresa ainda não carrega, entre os quais a Rede Brasil Atual. "A dificuldade da Sky existe, mas é só ela acabar com as cortesias. Se ela quer cumprir (a lei), então que ela deixe para fazer as cortesias depois (de acomodar os canais obrigatórios)", disparou.

O representante da Sky na audiência pública, o advogado Marcos Bitelli, explicou que a própria Anatel exige que um canal de TV por assinatura seja substituído por outro de igual tipo, o que na sua visão, poderia impedir que a empresa fizesse a substituição sugerida por Tolentino. Além disso, na visão da Sky, a discussão é sobre o canais de distribuição obrigatória e não os canais assinados. "Essa é a beleza da TV por assinatura (a variedade de canais). Gosto é algo muito pessoal". Bitelli revelou também que a rede Brasil Atual processa a Sky por não ter sido incluída no seu line-up.

O que a Sky não concorda é com o fato de a dispensa de carregamento desses canais estar condicionada ao carregamento de uma lista de 14, definida pela Anatel a partir de um conceito de rede nacional que, segundo Bitelli, não existe na radiodifusão. "A dificuldade está em aceitar a dispensa condicionada ao carregamento de 14 canais". Para o advogado, a lei estabelece que a análise do pedido de dispensa e a consequente decisão sobre quais canais ficam dispensados e quais não ficam seria caso a caso. A Anatel, entretanto, sustenta que a análise da dispensa é caso a caso, mas para cumprir a isonomia de tratamento das geradoras locais, também garantida pela lei, que definiu as 14 redes consideradas nacionais.

Bomba relógio

Outro ponto que a Sky questiona na Justiça diz respeito à interpretação da lei. Para a companhia, o carregamento obrigatório só vale para a radiodifusão terrestre no sistema analógico, e não no digital. O conselheiro Jarbas Valente, diz que essa interpretação não faz sentido, já que, se assim fosse, o legislador teria criado uma regra que valeria até 2016, quando estava previsto o fim das transmissões analógicas. Por isso, a Sky acha que a ela não se aplica a regra do carregamento obrigatório, porque ela hoje só carrega sinal digital.

No caso do sinal digital – que será a única situação pós switch-off – a operadora do SeAC e a geradora local poderão pactuar um valor para a distribuição do canal, mas caso esse valor não seja acordado a geradora poderá exigir a sua distribuição gratuitamente ou decidir ficar de fora. E é aí que pode estar uma bomba relógio prevista para estourar em 2016. A lei dá poder à geradora de decidir não ser carregada pela empresa do SeAC. Considerando que a TV aberta é responsável por grande parte do interesse dos clientes pela TV por assinatura, certamente não será interessante para as empresas ficarem sem os canais abertos, o que dá para as geradoras locais um grande poder na negociação do seu preço para ser carregada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!