Cases de utilidade pública se destacam na categoria de prestação de serviços

O marketing móvel não se resume apenas a promoções ou propaganda pura e simples. Uma ação de mobile marketing pode ter como finalidade a prestação de um serviço para o consumidor. Foi por isso que o Prêmio Tela Viva Móvel criou a categoria Mobile Marketing – Prestação de Serviço.
O primeiro finalista é o "Shopping Claro", inscrito pela operadora Claro e que teve a F.biz como parceira. Trata-se de um site de ofertas em plataforma WAP, categorizado por tipo de produto/serviço (eletroeletrônicos, artigos esportivos, flores e presentes, cursos e educação, eletrodomésticos, informática, relógios e telefonia). Cada oferta tem página dedicada, com detalhes sobre o produto/serviço, preço e forma de contato com o anunciante. São apresentadas mecânicas que facilitam o acesso ao anunciante: clique para ligar, clique para receber chamada, clique para receber cupom de desconto por SMS, clique para acessar WAP site. No futuro, os usuários poderão se cadastrar para receber torpedos com as novas ofertas assim que forem publicadas. O projeto permitiu captar grandes anunciantes, como Wal Mart, SOS Computadores e NetShoes, que nunca antes haviam investido em mobile marketing. A média de CTR é superior a 5% por oferta, independente da categoria.
Utilidade pública

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Os outros dois finalistas têm uma função de utilidade pública. Um foi lançado pela Vivo e batizado de "SMS Social". É um projeto de distribuição de alertas à base da operadora, em âmbito regional ou nacional, para fins sociais. Em abril de 2008 foram enviadas mensagens solicitando doação de sangue de doadores-alvos por tipo sanguíneo ao hemocentro do Rio Grande do Sul. No mesmo mês, foram disparados alertas para combate ao dengue. Depois, encaminhamento de campanhas de mobilização contra rubéola e de doações para as vítimas das cheias em Santa Catarina. Os receptores são definidos de acordo com critérios como região mais afetada pela doença, por exemplo. Houve também distribuição de notícias para clientes no Estado do Rio de Janeiro que se cadastram para receber alertas da Defesa Civil em situações como aproximação de frente fria, previsão de vendavais, tempestades, ocorrência de deslizamento de encostas. Como resultado do projeto, houve aumento no número de doações de sangue, além da mobilização de uma rede que pode receber e encaminhar mensagens em prol de uma causa comum.
O último finalista é o "Porto Alegre Móvel", um portal que disponibiliza informações da Prefeitura Municipal de Porto Alegre para os dispositivos móveis. São informações da administração municipal e da cidade, além de notícias produzidas pela Agência POA. Acessando o endereço original do portal da prefeitura, o usuário é redirecionado automaticamente para outra URL, de acordo com o navegador e o dispositivo usado. Para os aplicativos móveis, foram privilegiados os textos em detrimento de imagens, apresentando-se informações essenciais através de interfaces limpas e adaptadas ao tamanho reduzido das telas, o que resulta em economia para o usuário no tráfego de dados. Os aparelhos da Apple (iPod Touch e iPhone) e os dispositivos com sistema operacional Symbian originaram a maior parte dos acessos.
Votação
Caberá aos leitores das publicações TELETIME, TELA VIVA, TI INSIDE e PAY-TV NEWS, tanto impressas quanto online, a escolha do vencedor entre esses três finalistas. Para tanto, basta votar no seu case preferido no site http://www.telavivamovel.com.br
A votação está aberta até o dia 10 de maio. Os vencedores serão conhecidos durante o 8º Tela Viva Móvel, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
O prêmio Tela Viva Móvel é o primeiro do gênero no Brasil, dedicado a reconhecer os melhores cases e empresas do setor de telefonia celular nas áreas de entretenimento e mobile marketing durante o ano de 2008. Houve mais de 130 inscrições nas 13 categorias. Os finalistas foram escolhidos por um júri formado por jornalistas especializados. Os vencedores serão definidos por meio de voto popular entre os leitores das publicações da Converge Comunicações.

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