WiMAX Fórum certifica equipamentos da Motorola em 2,5 GHz

A Motorola anunciou nesta segunda-feira, 4, que o WiMAX Fórum certificou dois CPEs e um ponto de acesso da tecnologia WiMAX em 2,5 GHz. A chancela do WiMAX Fórum garante que os produtos são interoperáveis com equipamentos de outros fabricantes.
Enquanto o órgão trabalha para garantir às operadoras o funcionamento dos equipamentos entre fabricantes, o que é essencial para que a tecnologia ganhe escala e caia de preço ao longo dos anos, as empresas não conseguem vender os produtos no Brasil. Como se sabe, os pedidos de certificação de equipamentos de WiMAX em 2,5 GHz estão parados na Anatel há quase um ano.
José Geraldo de Almeida, gerente de novos negócios para a área de home & network mobility da Motorola, relembra o entendimento da procuradoria especializada da Anatel de que a certificação é um ato vinculado, ou seja, à Anatel cabe aprovar ou não os equipamentos não podendo omitir-se sobre os pedidos. "Se você ignora atos vinculados, tudo pode acontecer", afirma. Para o executivo, a questão crucial é qual o momento o país pretende aumentar a oferta de espectro para banda larga móvel. "Minha estimativa é que a Anatel não venda as faixas para o LTE antes de 2013. O que está na balança é banda larga fixa ou nomádica hoje e telefonia celular daqui a alguns anos. Quando a Anatel faz isso, ela está tomando uma política pública. Estamos trocando o presente imediato pelo futuro com algum grau de incerteza", critica.

Notícias relacionadas
Embora não haja uma ordem formal do conselho diretor para a suspensão das homologações, a justificativa da agência é que as empresas de MMDS, que hoje são donas da faixa de 2,5 GHz, não possuem licença de SCM associadas à faixa. Segundo esta lógica seguida pela Anatel, isso impede que as empresas de MMDS utilizem os equipamentos, argumento rechaçado pelas empresas, já que o MMDS é um serviço que, por definição, permite a transmissão de dados. Outro argumento da Anatel é que não é possível homologar os equipamentos antes da decisão sobre a nova destinação da faixa 2,5 GHz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!