O grupo Telefónica, controlador da Telefônica/Vivo no Brasil, deverá receber um aporte de 200 milhões de euros da agência de créditos Export Development Canada (EDC) para a aquisição de smartphones, serviços e soluções da BlackBerry. Segundo comunicado emitido pela EDC nesta quinta-feira, 4, a linha de crédito deverá ser utilizada pela companhia espanhola em suas operações globais – atualmente a empresa atua em 24 países e possui uma base de 315,7 milhões de assinantes.
Isso significa que a BlackBerry está recebendo uma grande ajuda para tentar alavancar seus negócios, provavelmente focando no novo sistema operacional, o BlackBerry 10 (BB10). A EDC é uma agência de créditos que ajuda empresas e investidores canadenses a exportar para o mercado internacional. É uma entidade autofinanciada, mas possui operação ligada ao governo do Canadá. Em comunicado, a EDC afirmou que a intenção é "facilitar" as transações entre BlackBerry e Telefónica, ajudando a melhorar e aumentar o relacionamento entre as empresas, que já possuem parceria desde 2006.
Recentemente, a BlackBerry anunciou que irá entregar entre abril e junho um lote de um milhão de dispositivos com o BlackBerry 10 para "um dos seus parceiros mais tradicionais" – especula-se no mercado que seja a BrightStar, companhia que atua como varejista para a operadora norte-americana Verizon. Alheio a isso e ainda sem ter grandes reflexos do lançamento do BB10, o último balanço financeiro da companhia canadense apresentou um lucro líquido de US$ 98 milhões, afastando de vez a tendência de prejuízos observada ao longo de 2012.