Situação dos postes 'chegou ao caos' e Estado terá que atuar, diz presidente da Anatel

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Para o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, "ninguém aguenta mais a situação de descalabro na ocupação dos postes e chegou a hora do Estado tomar conta da situação, que virou um caos total". A frase foi proferida na abertura da Futurecom 2023, realizada esta semana em São Paulo. Segundo o presidente da agência, a Anatel e a Aneel devem finalmente aprovar uma regulamentação com foco na reorganização dos postes ainda este mês, aproveitando a presença do conselheiro Moisés Moreira no conselho da Anatel. Moreira foi o principal articulador da negociação com a Aneel por parte da operadora de telecomunicações.

"Não se tenha expectativa de que um problema criado em décadas vá ser resolvido do dia para a noite. Vai levar alguns anos para conseguirmos colocar isso em ordem", disse Baigorri.

Enquanto isso, o conselheiro relator do tema na Anatel, Alexandre Freire, publicou o relatório sobre a matéria (basicamente, um resumo dos posicionamentos de cada um dos setores interessados) e deu às empresas interessadas um prazo até 16 de outubro para manifestações. Freire já havia proposto a realização de uma reunião conjunta entre Anatel e Aneel para deliberação.

Notícias relacionadas

Segundo apurou este noticiário, é pouco provável que a reunião conjunta seja deliberativa, pois haveria questões práticas não previstas: como se dariam os eventuais recursos, como seria composta a maioria, como proceder em caso de empate ou necessidade de voto de Minerva etc. O que deve haver é uma reunião das duas agências para alinhamento do texto final da resolução conjunta, mas cada uma delas delibera individualmente.

Quem paga a conta?

Em entrevista aos jornalistas após a sua fala na Futurecom, Carlos Baigorri mostrou surpresa ao ser questionado sobre como será o financiamento da limpeza dos postes. Ao ser confrontado com a informação de que a minuta colocada pela área técnica da Aneel estabelece que a limpeza virá de uma cobrança adicional, para além do valor de aluguel do postes que será cobrado pela empresa Exploradora da Infraestrutura, Baigorri disse: "Esse não era o meu entendimento e se for isso mesmo precisaremos discutir, mas preciso ver o que foi produzido pela área técnica e o que será trazido pelo relator, conselheiro Alexandre Freire", disse Baigorri. Segundo ele, o seu entendimento é que todo o custo de limpeza viria do valor do aluguel dos pontos de fixação.

4 COMENTÁRIOS

  1. Uma vergonha.

    Os postes se tornaram terra de ninguém, uma montoeira de fios enrolados e pendurados e nenhuma empresa assume a responsabilidade.

    Que cidadão pode plantar uma árvore na calçada para arborizar a rua deixando-s mais verde e agradável, sem ter que se incomodar com a árvore atingido os fios bagunçados?

    Quando as calçadas serão dos moradores locais e não das empresas de telecomunicação e concessionária de energia?

  2. Quem paga a conta?? Ora quem tem que pagar é quem está lucrando com isso, ou querem jogar mais essa conta pro bolso do povo brasileiro.

  3. Uma boa gestão avalia permanentemente a situação e atua preventivamente.
    Difícil imaginar que uma situação crítica que se iniciou a mais de 10 anos só agora perceberam o caos das instalações de cabos e fios nos postes no ambiente urbano.

  4. A culpa é da Anatel, pois enquanto nos países desenvolvidos a Internet de celular 3g/4g/5G é de velocidade maxima e ilimitada nos downloads, aqui no Brasil o que se vê é as empresas limitando os downloads e vendendo planos vagabundos de 8 gigas de consumo pra ser usado em 30 dias ( algo ridículo, já que muitos videos do YouTube possuam mais de 2 gigas cada, totalizando a possibilidade de a pessoa assistir apenas 4 videos dentro de 1 mês, com isso o usuário precisa se espremer pra não gastar os 8 Gigas, e acaba se tornando usuario apenas das redes sociais ( quando essas sim estao gratuitas dentro do planinho mixuruca oferecido pela operadora de celular ), ou seja, é um claro favorecimento à idiotização das pessoas, a verdade é que a anatel quer mesmo é deixar as pessoas idiotas e mongoloides, bitoladas em usar apenas redes sociais e não evoluir em nenhum aspecto da vida, pois no YouTube sim existem videos educacionais, videos de podcast onde o nivel da conversa é elevado, e videos cientificos, videos contando a história das coisas etc etc.. se a Anatel acabar com a putaria e baixar a lei pra que a Internet do celular seja ilimitada em megas trafegados assim como a banda larga Fixa, então as operadoras passarão a vender apenas a velocidade contratada ( assim como na banda larga fixa) e isso será um ganho enorme para a população, pois se isso acontecer, rapidamente surgirão bons planos de banda larga fixa usando um modem 5G que recebe Internet 5G e distribuir por wi-fi dentro de casa, e obviamente as operadoras vão buscar colocar antenas que tenha o 5G de verdade ( em 3,5GHz e 700 MHz) e não o 5G fake chamado 5G DSS ( que é o 5G que existe hoje no brasil ), assim os cabos passados nos postes vão diminuir drasticamente, e ao mesmo tempo haverá uma solução de verdade acontecendo para o benefício de todos, inclusive os modens de Internet no veículo só vão ser fabricados pra valer se já estiver acontecendo a necessidade de fabricar Modens 5G para uso doméstico, nenhum fabricante foca num mercado inexistente, se hoje não existe Internet nos carros é porque não tem fabricantes vendo potencial nisso ainda, e obviamente com a forma de cobrança Atual os clientes também não se interessam, é necessário mudar a forma de cobrança e eliminar essa venda de megabytes trafedados, isso é um atraso, uma vergonha, a Anatel é ridícula em ainda manter essa patifaria em pleno século 21, já passou da hora dos planos serem sem contabilização de megabytes, mas como os planos residenciais, tem que se contratar
    apenas a velocidade, sem preocupar-se com conteúdo ( que Aliás o Marco civil está sendo desrespeitado aqui nesse critério o tempo todo pela ANATEL e pelas operadoras de celular, pois o Marco civil já determina que não poderiam se meter no conteúdo) , o que falta e a Anatel tomar vergonha na cara e perceber que ela própria está infringindo o Marco civil , determinar que as cobranças sejam feitas igual ao plano de banda larga fixa, e depois esperar o mercado trabalhar que rapidamente o milagre vai acontecer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!