Para procuradoria, medidas pró-competição são urgentes

Um dos principais pontos das ações de curto prazo previstos pelo PGR é o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC). Este item ganha uma manifestação de apoio contundente da procuradoria da Anatel no parecer entregue ao conselho diretor após a consulta pública. Sem entrar na discussão técnica, a procuradoria vê como "fundamental o estabelecimento dos contornos do PGMC, integrando os indicadores, os métodos de implantação e os procedimentos de aferição e fiscalização às outras medidas previstas no PGR que visam o incremento da competição". A procuradoria enumera como mecanismos pró-competição a revenda de serviços, a desagregação dos elementos de rede, os estudos para a separação funcional, o modelo de custos, a regulamentação de Poder de Mercado Significativo e a regulamentação de remuneração de redes do SCM, todas medidas cuja implantação "merece ser realizada no curto prazo". A procuradoria lembra que a Anatel deve, conforme estabelece a Lei Geral de Telecomunicações, zelar pela competição e diversidade de serviços, e que o órgão integra o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, daí a obrigação de regulamentar estas questões.
Em seu parecer, a procuradoria também ressalta que instrumentos importantes para a otimização do uso das redes, como a revenda de serviços e o unbundling, carecem até hoje de regulamentação, ratificando a tese das operadoras competitivas.
Em relação aos temas referentes à competição, a ressalva que a procuradoria jurídica da Anatel faz é em relação à definição de Poder de Mercado Significativo, para o qual o parecer sugere consulta pública e estudos sobre o tema focados na realidade brasileira.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!