Anatel aguarda políticas para regular TV digital

A Anatel aguarda a definição das políticas públicas por parte do Ministério das Comunicações para exercer seu papel regulador no que diz respeito às tecnologias de TV digital e distribuição de conteúdo no celular, conforme afirmou o presidente da agência, Elifas Gurgel do Amaral, durante o Americas 2005, fórum promovido pela UIT em Salvador.
Segundo o diretor do setor de radiocomunicação da UIT, Fábio Leite, hoje o órgão homologa três tecnologias de TV digital (norte-americana, japonesa e européia). ?No caso de um novo sistema, para que ela (tecnologia) possa ser usada em toda a América Latina e tenha escala, deve ser submetida à UIT?, diz Leite. Ele afirma que tem conhecimento do trabalho em relação ao padrão brasileiro, mas que o órgão não foi consultado ainda sobre padronização. ?Estamos disponíveis para consultas e possível homologação da tecnologia, sendo do interesse da indústria e da diplomacia brasileira?, afirma. Caso a tecnologia seja submetida ao órgão, a homologação leva em torno de um ano, diz Leite.
Além das definições das políticas para TV digital, a Anatel também aguarda a definição do Ministério das Comunicações sobre o conteúdo no celular. Gurgel destaca que a agência aguarda a definição de políticas setoriais do Ministério das Comunicações para regulamentar esse assunto.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!