Durante visita de delegação brasileira ao país, o Ministério de Investimento da Arábia Saudita (MISA) firmou memorandos de entendimento para fortalecimento de relações bilaterais ao lado da eB Capital (gestora de investimentos dona da Alloha Fibra) e da Pátria (dona da empresa de infraestrutura de telecom Winity).
Os documentos foram firmados na última segunda-feira, 3. No caso da eB, a parceria tem como objetivo fortalecer o corredor de investimentos bilaterais entre o Brasil e a Arábia Saudita.
O MISA assinou ainda MoU com a Pátria Investimentos, também com foco em facilitação de investimentos entre os países. Ambos os lados enfatizaram o caráter complementar da parceria estratégica.
O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, lembrou que agro, mineração, indústria e defesa são setores que podem beneficiar-se do aprofundamento da relação com os sauditas. Integrante da missão oficial, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, destacou a importância de investimentos sauditas para infraestrutura e logística brasileiras, inclusive para faciltiar o escoamento da produção do agro brasileiro.
O ministro do MISA, Khalid Al-Falih, por sua vez, falou do compromisso de seu país com a transição para economia de baixo carbono, para a qual o Brasil pode ser aliado importante, permitindo a compensação de emissões. Alckmin reiterou convite do presidente Lula para que a Arábia Saudita participe da COP30, que será realizada em Belém em 2025, assim como para o G20 em novembro deste ano.
Além de Alckmin e Tebet, integraram a missão à Arábia Saudita, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro; o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; a secretária-geral do Ministério de Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha; o diretor de planejamento e estruturação de projetos do BNDES, Nelson Barbosa; o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban; empresários e executivos do mercado financeiro.
(Com informações do Palácio do Planalto)