Um dos melhores exemplos de processo de transformação digital da China é o porto de Tianjin, no noroeste do país. Trata-se do maior porto artificial do mundo, com mais de 140 rotas e capacidade de 25 milhões de contêineres. Em 2019, a partir de uma decisão do governo chinês, foi construído um novo terminal, totalmente automatizado, que teria como objetivo ser mais eficiente e totalmente sustentável. A tarefa foi concluída em menos de dois anos, e hoje o terminal C de Tianjin é totalmente automatizado por inteligência artificial.
O projeto, que gerou sozinho mais de 76 patentes, foi desenvolvido em parceria pela TPG, que administra o porto, pela China Mobile como operadora de 5G (outras operadoras também participam do projeto) e pela Huawei. Ele está baseado na automatização de todos os guindastes, inclusive os que operam colocando e desembarcando a carga nos navios, os guindastes de armazenamento (são mais de 40) e os caminhões que transportam os contêineres.
Toda a operação é feita por meio de câmeras inteligência, um centro de controle baseado em AI e mínima intervenção humana no processo. Além disso, toda a operação do porto é sustentável, sendo alimentada pela energia de duas turbinas eólicas que geram mais do que o dobro das necessidades por ano.
O terminal inteligente permite uma eficiência de 20% em relação ao porto manual na gestão de contêineres. A expectativa agora, segundo a administração do porto de Tianjin, é ampliar a automatização para os demais terminais, o que ainda não tem prazo para ser concluído. (O jornalista viajou para a China a convite da Huawei)