O mercado global de televisão por assinatura manteve seu crescimento em alta nos últimos 12 meses, com receitas atingindo US$ 184 bilhões em 2012, um aumento de 28,5% desde 2008, de acordo com um estudo de mercado da Research TV Digital.
A pesquisa constatou que o número de domicílios com TV por assinatura analógica e digital cresceu para 772 milhões no final de 2012, contra 585 milhões em 2008. A penetração da TV digital de lares com televisão subiu de 28,6% no final de 2008 para 54,7% no final de 2012.
A região Ásia-Pacífico liderou o crescimento, com dois terços do total de adições globais, 126 milhões de famílias aderiram ao serviço neste período, totalizando 433 milhões. A China já responde por 232,8 milhões de famílias e a Índia, 116,7 milhões. A América do Norte (com 112 milhões de assinantes) foi a segunda maior região, embora só tenha acrescentado 4 milhões no período de quatro anos. Os EUA responderam por 100,2 milhões das famílias assinantes.
A Holanda ostentou 100% de penetração de TV paga, seguida pela Dinamarca com 97%; Bélgica, 96%; Hong Kong, 96%; Noruega e Coreia do Sul, ambas com 95%.
Em termos de plataformas, cabo (digital ou analógico) foi a que gerou maior receita: US$ 87 bilhões em 2012. No entanto, a pesquisa também mostrou que as receitas de cabo estão em queda e que o DTH o ultrapassará em breve. As receitas com IPTV chegaram a US$ 12 bilhões em 2012, bem acima dos US $ 2,8 bilhões em 2008. A América do Norte gera cerca de metade das receitas totais de TV paga do mundo.
O cabo digital está presente em 273 milhões de lares, um aumento de 43 milhões em relação a 2011, seguido por 178 milhões do DTH por assinatura (que cresceu em 20 milhões) e 118 milhões do DTH aberto. O IPTV chega a 69 milhões de lares (crescimento de 18 milhões). Enquanto isso, a TV digital aberta chega a 138 milhões de lares (um aumento de 26 milhões em um ano).