Anatel cria plataforma de busca de ofertas para consumidores

A Anatel lançou nesta segunda-feira, 3, o Anatel Busca Ofertas, uma plataforma que disponibiliza ofertas de serviços de telecomunicações em qualquer dispositivo. O propósito da ferramenta é receber e apresentar as ofertas disponíveis de forma centralizada e fidedigna aos consumidores.

A ferramenta foi criada para consumidores de telecomunicações, prestadoras, pesquisadores, outros órgãos e para a própria Agência. O Anatel Busca Ofertas deve oferecer acesso via navegadores web e agilidade na atualização e correção de ofertas, promete a agência. Veja abaixo uma série de funcionalidades da plataforma:

    Notícias relacionadas
  • Lista, detalha e compara ofertas por município e serviço de telecomunicações
  • Filtra ofertas por nome, empresa, preço, atributos, fidelização, etc
  • Recebe dados de ofertas por cadastramento manual ou em lote
  • Verifica a qualidade de dados e disponibiliza reporte de erros às prestadoras
  • Direciona o consumidor para o endereço eletrônico da oferta na prestadora

Por outro lado, a ferramenta não coleta dados pessoais, não recebe reclamações sobre ofertas e nem realiza negociação ou contratação, destaca a Anatel.

Ao utilizar o sistema, o usuário deverá selecionar o tipo de serviço desejado (telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura, telefonia fixa ou combos) e preencher o campo do município de interesse. O consumidor poderá aplicar filtro para detalhar a pesquisa, comparar as ofertas e escolher a mais vantajosa. Acesse o Anatel Busca Ofertas no link.

RGC

A nova plataforma atende ao atual Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), bem como considerará possíveis alterações resultantes da implementação do novo RGC.

De acordo com o regulamento, aprovado pela Resolução nº 632/2014, todas as empresas do setor devem disponibilizar informações suficientes sobre suas ofertas para que qualquer interessado na atividade de comparação possa fazê-la. O art. 48 dispõe que as prestadoras de serviços devem disponibilizar gratuitamente, de forma padronizada e de fácil acesso, aos interessados na atividade de comparação as informações relativas às suas ofertas de serviços de telecomunicações.

Para atingir as premissas de facilidade de acesso e padronização propostas pelo regulamento, a Agência determinou que as operadoras de telecomunicações disponibilizassem tais dados de forma padronizada, por meio de arquivos estruturados. A Anatel elaborou também o manual para orientar as prestadoras na elaboração do arquivo estruturado em formato específico para cadastramento em massa de informações acerca das ofertas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!