Brisanet recebe uso secundário do 700 MHz em mais de 400 cidades

Brisanet com vagas abertas
Foto: Divulgação

A Anatel formalizou nesta quinta-feira, 11, a outorga da faixa de 700 MHz em caráter secundário para a Brisanet em 401 cidades de 12 estados do Nordeste e Centro-Oeste, além de Brasília, no Distrito Federal.

O conjunto compreende todas as capitais do Nordeste e Centro-Oeste, ou regiões onde a empresa cearense tem espectro para operar serviços 5G. O uso das radiofrequências será não exclusivo, em caráter secundário, e envolverá as subfaixas de frequências de 708 a 718 MHz / 763 a 773 MHz.

Agora, a Brisanet deverá utilizar efetivamente as radiofrequências autorizadas em até 18 meses, em cada município autorizado, sob pena da extinção da autorização – que é válida até junho de 2027, totalizando quase três anos. Veja abaixo a distribuição das autorizações para a Brisanet, por número de cidades em cada estado:

Notícias relacionadas
Alagoas19
Bahia32
Ceará39
Maranhão21
Paraíba22
Pernambuco35
Piauí8
Rio Grande do Norte17
Sergipe7
Distrito Federal1 (Brasília)
Goiás100
Mato Grosso50
Mato Grosso do Sul50
Total401

 

As íntegras dos atos da Anatel com a totalidade das cidades pode ser conferida aqui e aqui. Nesta quinta-feira, a iez! Telecom também recebeu autorização para uso secundário do 700 MHz.

A disponibilidade de faixas baixas de espectro como o 700 MHz é fundamental para a estruturação de novas redes móveis pelas operadoras entrantes. Apenas com faixas altas (como o 3,5 GHz, que a Brisanet já possui), seria mais complexa a cobertura 4G, a oferta de serviços de voz e menor o universo de aparelhos compatíveis.

Tal arranjo de cessão da faixa em caráter secundário foi costurado pela Anatel após a desistência da Winity de utilizar bloco do 700 MHz, então adquirido pela empresa em 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!