35% dos assinantes móveis no mundo têm smartphones

O estudo Mobility Report de junho da Ericsson, divulgado nesta terça-feira, 3, joga luz sobre as tendências de crescimento tanto da base de usuários móveis quanto do consumo de dados no mundo. De acordo com o levantamento, em março havia um total de 6,8 bilhões de assinantes móveis no planeta, com a adição de 120 mil apenas nos primeiros três meses de 2014. Foi um crescimento de 7% na comparação com igual período do ano passo, e representa uma penetração de 93% sobre a população global. Os smartphones, por sua vez, responderam por 65% do total de aparelhos vendidos no trimestre – eram 50% no primeiro trimestre de 2013 e, segundo a Ericsson, a adoção de smartphones não dá nenhum sinal de arrefecimento. Esses aparelhos inteligentes estão nas mãos de atualmente 35% da base mundial de assinantes móveis.

Notícias relacionadas
Os assinantes de banda larga móvel, por sua vez, somavam 2,3 bilhões ao final do primeiro trimestre de 2014, um crescimento anual de 35% frente a igual período do ano passado, impulsionado ainda fortemente pelo 3G e pela adoção da tecnologia de quarta geração (4G). De acordo com a Ericsson, os assinantes LTE totalizavam 240 milhões em todo o mundo ao final de março, com 35 milhões de adições líquidas no trimestre. Já as tecnologias de terceira geração WCDMA/HSPA adicionaram 70 milhões de usuários entre janeiro e março deste ano. Ao final de 2013, o mundo tinha mais de 2 bilhões de assinantes de banda larga móvel, o equivalente a cerca de 30% da base total.

A expectativa da Ericsson é de que o número de assinantes móveis chegue a 9,2 bilhões até o final de 2019, dos quais mais de 80% (7,6 bilhões) serão clientes de banda larga móvel. E nesses cinco anos, o total de assinantes LTE deve alcançar 2,6 bilhões de usuários, cerca de 30% da base estimada para 2019, enquanto WCDMA/HSPA somará 4,5 bilhões.

Outra previsão da fornecedora sueca é de que os smartphones ultrapassarão os feature phones na base total mundial em 2016, chegando em 2019 a 5,6 bilhões de dispositivos inteligentes. É claro que haverá diferenças regionais. Apenas em 2019, por exemplo, é que os smartphones devem chegar a 50% de penetração da base na região da África e do Oriente Médio.

O peso do vídeo

Com tamanho crescimento, a expectativa da Ericsson é de que o tráfego total nas redes móveis aumente dez vezes entre 2013 e 2019, com um crescimento médio anual composto de 45% ao ano. Para se ter uma ideia, com cerca de 2,3 mil PetaBytes (PB) mensais, os dados móveis trafegados nas redes das operadoras apenas no primeiro trimestre de 2014 superou o total referente a todo o ano de 2011. Foi um crescimento de 65% na comparação anual entre trimestres.

O vídeo continua tendo papel significativo na composição do tráfego móvel. Em 2013, vídeo respondia por 40% do tráfego total nas redes das operadoras móveis e deve passar dos 50% em 2019. "Vídeo é o maior segmento e o de mais rápido crescimento no tráfego de dados móveis. E a expectativa é de que cresça 13 vezes até 2019", informa o relatório.

A "culpa", segundo o levantamento, pode ser diretamente atribuída aos smartphones, principalmente quando se observa a tendência de aparelhos com telas maiores e capazes de reproduzir vídeos em alta definição. Para efeito de comparação, o tráfego mensal gerado pelos smartphones ao final de 2013 estava na casa de 1,1 Exabytes e será de nada menos do que 12 Exabytes em 2019, com o consumo médio mensal por usuário móvel saltando de 650 MB em 2013 para 2,5 GB no período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!