SK Telecom instalará 10 mil femtocells na Coreia este ano

A operadora sul-coreana SK Telecom anunciou que pretende instalar 10 mil femtocells este ano. Elas serão postas em locais como cafés e shopping centers, para melhorar a cobertura indoor e desafogar a rede de dados da operadora. As femtocells são versões em miniatura das estações radiobase (ERBs) tradicionais. Em vez de usarem a rede de transmissão da operadora móvel, se conectam através de banda larga fixa via ADSL, cabo ou fibra. Originalmente seu público-alvo era o cliente residencial, mas a falta de um padrão de modelo de negócios inibiu sua popularização até o momento. Agora, a iniciativa da SK Telecom aposta na utilização de femtocells em ambientes públicos com investimento bancado pela operadora. Na análise do site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), o movimento da tele servirá como um teste para a adoção de uma futura arquitetura de LTE baseada em microcélulas.
O fornecedor da SK Telecom é a sul-coreana Contela, cujos produtos foram desenhados com a plataforma da inglesa Picochip. Suas femtocells operam em HSPA+ com dupla portadora, podendo alcançar a velocidade teórica de 42 Mbps, e aceitam até 16 usuários simultâneos.
No Brasil a regulamentação atual dificulta a adoção de femtocells porque existe uma cobrança de taxa anual por ERB instalada, independente do seu tamanho e da área atendida. Para células de pequeno porte, como as femtocells, essa taxa torna o negócio inviável economicamente.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!