Brightcove cria plataforma para desenvolvimento de apps móveis

Iniciativas para facilitar o desenvolvimento de aplicativos móveis continuam surgindo. A mais nova parte da Brightcove, empresa norte-americana conhecida por sua solução corporativa para publicação de vídeos na web. A companhia criou agora uma plataforma baseada na nuvem Internet que permite a rápida criação de aplicativos móveis a partir de padrões abertos, como HTML5, CSS3 e Javascript. A "App Cloud", como foi batizada, está disponível gratuitamente em uma versão Beta e tem como foco o desenvolvimento de aplicativos móveis de distribuição de conteúdo multimídia (vídeo, fotos, áudio e texto).
A plataforma disponibiliza "templates" de aplicativos para serem adaptados com as marcas e a identidade visual das companhias. Uma das vantagens é que o desenvolvedor programa uma única vez o aplicativo: a plataforma se encarrega de gerar as versões para os diferentes sistemas operacionais. Por enquanto, a App Cloud é compatível com Android e iOS. Até o final do ano o Blackberry OS será incluído. "É muito mais rápido e barato do que criar nas linguagens nativas", explica o diretor de vendas da Brightcove para América Latina, Anthony Corazzini.
A princípio o foco são empresas de mídia. Por sinal, Sony e A&E estão testando a solução. Mas o executivo aposta no interesse de outros segmentos, especialmente companhias de e-commerce que querem expor seus produtos. "Hoje em dia toda empresa é uma empresa de mídia", compara Corazzini.

Notícias relacionadas
Ainda não está definido quanto custará a licença de uso da plataforma, mas o executivo garante que será abaixo de US$ 10 mil por aplicativo desenvolvido, o que é mais barato do que a contratação de terceiros para o desenvolvimento de apps, principalmente se levada em conta a cobrança pela conversão para diferentes sistemas operacionais. Está nos planos da empresa tornar a App Cloud compatível com TVs conectadas e redes sociais, como o Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!