A operadora pernanmbucana Um Telecom iniciou a operação de uma usina fotovoltaica com capacidade de geração de 120.000 kW/h/mês. A geração corresponde a 80% da demanda da empresa em todas as suas unidades (sede operacional e unidades consumidoras da empresa). O investimento foi de R$ 5 milhões no projeto.
A planta fica situada em uma área de 1 hectare no município de São Caetano, no Agreste pernambucano. O local foi escolhido devido às condições climáticas para geração, tais como maior incidência solar e área com baixa precipitação de chuvas.
Com a usina, a Um Telecom calcula que evitar a emissão de 125 toneladas de carbono por ano, em neutralização que demandaria 15 mil árvores, "evidenciando as práticas ESG da empresa".
O parque solar da Um Telecom ainda tem capacidade de dobrar de área de acordo com a demanda da empresa e a partir do crescimento orgânico, através da atração de novos negócios. Para o ano de 2023, está prevista a instalação de um datacenter de classificação Tier 3 da Um Telecom, no Parqtel, no bairro do Curado, no Recife.
"A usina solar suprirá a energia demandada pelo novo empreendimento, que exigirá consumo intenso de energia, em função dos equipamentos e climatização envolvidos na operação. Além disso, há a previsão de crescimento da empresa, com o aporte de novos negócios", destaca o diretor de supply chain da Um Telecom, Adilson Gadelha. (Com assessoria de imprensa)