V.tal fará 4 milhões de HPs com fibra no ano, ou menos que em 2022

Principal rede neutra de fibra óptica até a residência (FTTH) do mercado brasileiro, a V.tal está programando a construção de 4 milhões de casas passadas (HPs) da tecnologia em 2023 – ou um volume menor do que o registrado no ano passado.

A meta foi sinalizada nesta sexta-feira, 3, pelo vice-presidente de estratégia da empresa de infraestrutura, Eduardo Silveira. Em 2022, a V.tal (que tem o BTG Pactual como controlador e a Oi como sócia e principal cliente) construiu cerca de 5 milhões de HPs com fibra, encerrando o ano com 20 milhões de casas passadas.

Questionado sobre a decisão durante evento da empresa em Fortaleza, Silveira afirmou que a diferença é fruto de um "ajuste fino de equilíbrio e de otimização de recursos" – mas destacando que não houve mudança no plano de curto e médio prazo da operadora neutra. A V.tal tem meta de alcançar 34 milhões de HPs até 2025.

Notícias relacionadas

A empresa, porém, não é a única a planejar redução no numero de novas HPs para 2023: grupos como Brisanet e Alloha Fibra também anunciaram decisão do tipo. Um pano de fundo é a necessidade de ocupação de redes já executadas e uma desaceleração dos novos acessos do mercado de banda larga, que cresceram em 2022 apenas a metade do registrado no ano anterior.

De qualquer maneira, um novo investimento "multibilionário" foi prometido pela V.tal para o decorrer deste ano. A empresa não deu guidance dos valores, mas teve em 2022 cerca de R$ 4,5 bilhões aportados em verticais como redes FTTH e edge data centers.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!