Venda de celulares ao mercado interno também deve cair em 2009

Em pouco mais de uma década de história da telefonia móvel no Brasil, o mercado nacional vem registrando aumento, ano após ano, no número de celulares vendidos. Em 2009, porém, essa seqüência de crescimento deve ser interrompida. Segundo fontes do setor ouvidas por TELETIME News, a expectativa dos fabricantes é de que sejam vendidos em torno de 40 milhões de telefones celulares no Brasil em 2009, o que representará uma queda de aproximadamente 11% em comparação com o ano passado. Ressalte-se que esse é o total de venda de aparelhos, não de linhas.
O último trimestre de 2008 foi uma espécie de cartão de visitas para o ano difícil que será 2009: as vendas ficaram abaixo das expectativas. Outubro e dezembro, que estão entre os melhores meses de vendas, registraram quedas em relação ao ano anterior para algumas fontes do setor. "Houve uma freada nos pedidos dos varejistas em dezembro", relata uma fonte.
A principal razão para a projeção de queda nas vendas em 2009 é a crise econômica mundial e a consequente alta do dólar. Enquanto a moeda americana disparava no fim do ano passado, os fabricantes mantiveram a conversão a uma taxa próxima de R$ 1,95 para as vendas de celulares no Brasil. A expectativa é de que neste primeiro trimestre os fabricantes reajustem suas tabelas de preço usando uma taxa próxima a R$ 2,10. O aumento refletirá diretamente nos preços oferecidos aos consumidores, afetando a demanda.

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