As programadoras estrangeiras Fox, Discovery, Viacom e HBO anunciaram, no final de dezembro, seu desligamento da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura). Destas, a Fox era a única que ocupava cargo na diretoria da associação. Permanecem como associadas à ABTA, contudo, as programadoras Turner e ESPN.
Segundo informações de mercado, o desligamento das quatro programadoras internacionais se deu em função de divergências entre elas e a posição da ABTA sobre o PLC 116/2010, que cria novas regras para o setor de TV por assinatura. A ABTA é a favor do projeto, mesmo entendendo que a solução de cotas de programação não seja o melhor caminho para incentivar a produção nacional. As programadoras estrangeiras, representadas no Brasil pela ABPTA (Associação Brasileira de Programadores de TV por Assinatura), são totalmente contrárias à instituição das cotas no projeto.
Outra mudança na ABTA é que os canais Globosat deverão ser representados individualmente na associação, cada um com um voto. Hoje, apenas a Globosat participa.
Mercado