TIM assina parceria com Cisco e Celcite para redes auto-organizáveis

Visando concretizar os projetos em soluções de rede anunciados na última conferência de resultados financeiros, a TIM firmou nesta segunda-feira, 2, parceria para implantação de redes auto-organizáveis (SON, na sigla em inglês) com a Cisco e a Celcite, companhia recentemente adquirida pela Amdocs por US$ 129 milhões justamente pela especialização em SONs. A operadora deverá implantar o projeto inicialmente em 12 cidades com a previsão de ser estendido para todo o País em até um ano.

O projeto de SON terá início "em até sete meses" nas capitais Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Manaus, Cuiabá, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre e Natal. A arquitetura contará com módulos com ajustes dinâmicos e automáticos para verificar e corrigir falhas na rede, com soluções como Automatic Neighbor Relationship (ANR), Mobility Load Balance (MLB) e Self Healing. A ideia é poder resolver problemas de forma mais rápida, antes que seja sentido por muitos usuários.

O ANR é utilizado para otimizar ligações entre estações radiobase (ERBs) e entre células vizinhas, podendo inclusive ser implantado para redes heterogêneas com small cells. Por sua vez, o MLB ajuda a distribuir o tráfego entre as células. Como o nome em inglês já diz, o Self Healing procura minimizar os efeitos de uma eventual falha na rede ao procurar se curar de maneira automática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.