Confirmada audiência pública sobre regulação de VoD na CAE

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Está confirmada para a próxima segunda-feira, 7 de outubro, às 10h, a audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para discutir a regulação dos serviços de vídeo sob-demanda proposta no PLS 57/2018, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE). O pedido de realização da audiência é do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que também é relator da matéria.

No requerimento em que pediu a realização da audiência, Izalci indicou como convidados Fernando Magalhães, representante da Claro/Net; Marcos Bitelli, da Associação de Programadores Internacionais (TAP); José Murilo Fittipaldi, da Motion Picture Association (MPA); Fábio Lima (Sofá Digital); Alex Braga, representante da Ancine; Ricardo Rihan, Secretário do Audiovisual do Ministério da Cidadania; Cesar Mattos, Secretário do Ministério da Economia; Paula Pinha, representante da Netflix; e um representante da Abert. Dias depois, apresentou mais dois nomes: Iran Silveira, representante da Abratel; e Alex Jucius, representante da NeoTV.

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) também pediu a inclusão de mais nomes para a audiência, convidando: André Klotzel, representante da APACI – Associação Paulista de Cineastas; Mauro Garcia, representante da BRAVI – Brasil Audiovisual Independente; Leonardo Edde, representante do SICAV–Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual; Paulo Schmidt, representante da APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais; Márcio Fraccaroli, representante da ADIBRA – Associação das Distribuidoras Brasileiras; Manoel Rangel, consultor na área do audiovisual; Marina Pita, representante do Intervozes; e Cícero Aragon, representante da Box Brasil.

Notícias relacionadas

Projeto alternativo

Nos debates em torno do PL 3.832/2019 (que trata do fim das restrições à propriedade cruzada na TV paga), que acontecem nesse momento na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação do Senado (CCT), o PLS 57/2018 foi apontado como um projeto que pode receber os aspectos mais polêmicos e que têm motivado o atraso da votação do projeto do senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) na comissão, como a possibilidade de cotas em serviços prestados pela Internet, tributação e controle concorrencial. O relator da proposição, senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), é um dos defensores de que os pontos mais complexos que envolvam alterações na Lei 12.485/2011 (Lei do SeAC) sejam tratados em um projeto de lei em separado.

Na semana passada, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-GO) apresentou um requerimento pedindo informações ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e à Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça) sobre os impactos na concorrência e na relação de consumo decorrentes de eventual aprovação do PL 3.832/2019. Na sequência, o presidente do Senado Davi Alcolumbre enviou a Vanderlan Cardoso ofício solicitando o processado (autos) do projeto de lei para a Secretaria-Geral da Mesa, para que o requerimento de Pacheco tenha tramitação. Atualmente, o projeto está sem previsão de ser votado na CCT.

TVAs desenterradas

Ao PLS 57/2018, até o momento, foi apresentada apenas uma emenda, de autoria do senador Zequinha Marinho (PSC-PA). A proposta do senador do Pará introduz dispositivos na Lei 12.485/2011 possibilitando a migração dos antigos serviços de Televisão por Assinatura (TVA) prestados em um único canal de UHF, para o serviço de radiodifusão de sons e imagens. "Temos todas as preocupações ainda com condicionantes específicas para a realização da atividade de radiodifusão, como a aprovação da outorga pelo Congresso Nacional e os limites à participação de capital estrangeiro previstos na Lei no 10.610, de 20 de dezembro de 2002", diz o parlamentar.

Segundo Zequinha Marinho, ao disciplinar o serviço de TVA, a Lei do SeAC não levou em consideração o seu aspecto híbrido. "Apesar de todos os méritos da Lei do SeAC, ela falhou em não reconhecer a natureza híbrida do sistema de TVA. Com características tanto de sistemas por assinatura como de sistemas abertos de radiodifusão, a lei deveria ter previsto a possibilidade de adaptação tanto para o novo regime do SeAC, quanto para o já estabelecido regime de serviços de radiodifusão de sons e imagens", diz o senador na sua emenda. As TVAs, valem lembrar, são canais unitários de UHF de 6 MHz criados ainda nos anos 80 para funcionarem de forma híbrida, como TV por assinatura e radiodifusão. Como este tipo de licença se tornou inadequada para a oferta de serviços de TV paga pela limitação dos canais, os antigos outorgados buscam há anos uma forma de se tornarem radiodifusores. A Lei do SeAC, de 2011, previa o fim das TVAs em 2018. Segundo dados da Anatel, existem apenas 46 assinantes de serviços de TVA no Brasil, ainda que as antigas outorgas (que a esta altura deveriam ter sido extintas pelos prazos colocados em lei) estejam em importantes capitais do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!