A Microsoft está empenhada em atrair desenvolvedores para sua plataforma móvel Windows Phone 7 (WP7) e, assim, tentar diminuir um pouco o gap existente em relação aos sistemas operacionais (OS) dominantes iOS, da Apple, e Android, do Google.
A opção foi começar pelos desenvolvedores que atuam com o iOS, uma vez que a App Store para iPhone é a maior loja de aplicativos no momento com mais de 333 mil apps disponíveis para download.
O pacote de ajuda para desenvolvedores iOS anunciado na última sexta, 29, inclui uma ferramenta de mapeamento para conversão de APIs de iOS para WP7; o white papper "Windows Phone 7 Guide for iPhone Application Developers"; depoimentos em vídeo sobre desenvolvedores que portaram aplicativos do iOS para WP7; e uma compilação de recursos-chave. O pacote da Microsoft está disponível no site http://windowsphone.interoperabilitybridges.com.
O próximo passo da Microsoft será criar um pacote de guias e ferramentas para desenvolvedores Android. O Android Market é a segunda maior loja de aplicativos, com um volume de mais de 206 mil apps. O Windows Phone 7 Marketplace ocupa o sétimo lugar no ranking de app stores com apenas 11,731 aplicativos disponíveis.