SpaceX e TIM travam disputa na Itália por uso de espectro pela Starlink

Antena da Starlink. Foto: Divulgação/Starlink

A SpaceX entrou com reclamação ao Ministério da Indústria da Itália e à Agcom (órgão regulador de telecomunicações) contra a Telecom Itália. A empresa de Elon Musk acusa a operadora europeia de se recusar a prestar informações sobre espectro com a Starlink, o que poderia colocar em risco o início das operações da constelação de satélites no sul da Europa e no norte da África.

Segundo a agência Bloomberg, a Starlink informou aos órgãos fiscalizadores italianos que a TIM Itália não estaria cumprindo regras de compartilhamento de dados de espectro há meses. A divisão da SpaceX teria feito primeiro pedido em outubro de 2023, mas a TIM respondeu que a Starlink não estava autorizada a operar na faixa de espectro requisitada por razões técnicas e, por isso, não teria direito de acesso aos dados solicitados.

Assim, a Starlink pediu ao Ministério da Indústria da Itália que intervenha no caso como uma espécie de mediador. Isso porque, caso a Telecom Itália não coopere com a operação de Elon Musk, isso forçaria a realocação dos investimentos da Starlink da Itália para outros mercados, indicou a imprensa internacional. 

Notícias relacionadas

Nem o órgão regulador italiano Agcom nem o Ministério da Indústria comentaram publicamente o caso. De acordo com a publicação da Bloomberg, o atraso no fornecimento de dados pela TIM Itália atrasou a implantação do novo equipamento de gateway da operadora de satélites no país europeu.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!