Senado e Câmara dão posse a novos presidentes das CCTs

As principais comissões do Congresso Nacional para as áreas de comunicação social e telecomunicações formalizaram suas novas presidências nesta quarta-feira, 2. Após uma rápida votação, o senador Eduardo Braga (PMDB/AM) foi eleito por unanimidade presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal. O vice-presidente escolhido é o senador Gim Argello (PTB/DF).
O deputado federal Bruno Araújo (PSDB/PE) também foi confirmado pelos votos dos colegas parlamentares como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados. O resultado da votação secreta foi de 31 votos a favor e um voto em branco. O vice-presidente é o deputado Antônio Imbassahy (PSDB/BA).
No Senado, foco é C&T

Notícias relacionadas
No Senado Federal, o principal foco da nova gestão será o debate de questões mais voltadas à pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Em seu discurso de posse, Braga deu destaque à necessidade de o Brasil investir em tecnologia como forma de fortalecer a economia nacional. Para o senador, o investimento nesta área pode, inclusive, colaborar para a redução da pirataria, que prejudica hoje diversos setores da economia. "Até porque, a pirataria somente é vantajosa – se o é – para quem nada cria. A partir do momento em que o país desenvolver C&T próprias, paulatinamente deixará de ser interesse – mesmo escuso – permitir a farra da falsificação", afirmou o novo presidente.
A agenda de trabalho da CCT do Senado deve ter início logo após o Carnaval. Hoje, a comissão aprovou requerimentos para a realização das duas primeiras audiências públicas. Nesses primeiros debates serão convidados os ministros das Comunicações, Paulo Bernardo; e de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.
Na Câmara
A nova composição da mesa da Câmara dos Deputados deu poucos indicativos de quais serão suas prioridades na gestão. Em seu discurso de posse, Bruno Araújo declarou estar honrado em presidir a comissão e que se empenhará em ouvir mais a sociedade. "Penso em irmos também à rua, ouvir as universidades, o que está sendo produzido no país", afirmou o novo presidente da CCTCI da Câmara.
Araújo também pretende dar seu toque pessoal no protocolo usado na comissão para as audiências públicas. O presidente declarou que implantará uma nova rotina de debate com autoridades, realizando cafés da manhã restrito apenas aos deputados da comissão para "discussões prévias" com os participantes das audiências públicas. "A ideia é gerar uma maior aproximação com todos do setor", explicou.
A agenda da comissão, por ora, ainda está voltada para o processo de composição do grupo. Está previamente agendada uma sessão para o dia 16 de março, que será presidida pelo vice, deputado Imbassahy. Nesse encontro, será promovida a eleição dos demais vice-presidentes, deputados que tradicionamente comandam subcomissões temáticas na CCTCI, como a de radiodifusão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!