EAF conclui mitigação de interferências em 5 mil cidades e abre caminho para o 5G

Foto: Pixabay

Números divulgados pela Entidade Administradora de Faixa (EAF) nesta quarta-feira, 1 de novembro, mostram que a empresa já concluiu a limpeza da faixa de 3,5 GHz em 5 mil das 5.570 cidades brasileiras, alcançando as 19.200 estações que operam na Banda C.

 Dessa forma, a EAF diz que restam apenas menos de 7% das estações de satélite que operam próximas à faixa, antecipando em mais de dois anos a desocupação das estações satelitais que operavam na Banda C estendida pelo Brasil.

A operação, que faz parte das etapas para a implementação da tecnologia 5G no Brasil, e é uma das entregas previstas no edital do Leilão realizado pela Anatel. O prazo para finalização dessas etapas estava previsto para 2026.

Notícias relacionadas

O trabalho consiste na migração das estações que operam na Banda C estendida para a Banda C ou na instalação de filtros para mitigar possíveis interferências causadas pelo 5G. A nova tecnologia ocupa a mesma faixa de sinal das estações de satélite profissionais, que operam na faixa de 3.700 MHz a 4.200 MHz.

O COO da EAF, Antonio Parrini, explica que essas estações, utilizadas por emissoras de rádio e TV, instituições de ensino a distância e até a aeronáutica, poderiam sofrer interferências e parar de funcionar caso o trabalho não fosse realizado.  "A mitigação de interferências e a desocupação da faixa estão entre as missões mais desafiadoras da entidade. Isso porque estamos falando de estações profissionais, cada antena tem suas próprias características e qualquer falha pode impactar em sua atividade. Nosso time tem sido técnico e sensível ao realizar um trabalho de excelência, atendendo às necessidades tecnológicas singulares de cada antena", informa Parrini.

De acordo com o CEO da entidade, Leandro Guerra, nove estados brasileiros já estão com o processo de instalação dos equipamentos contra interferências 100% concluídos. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Amapá, Roraima, Rondônia, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o Distrito Federal.

"Há pouco mais de um ano, as equipes da EAF têm trabalhado intensamente para acelerar a nossa atuação e entregar políticas públicas de forma efetiva. Nesse processo, cerca de 90% das cidades brasileiras já foram atendidas, cumprindo uma das etapas mais importantes do processo para viabilizar a implantação do 5G. Podemos garantir que as próximas semanas e meses serão de muita dedicação para alcançar a meta no menor prazo possível", pontua Guerra.

Cidades liberadas

Segundo a EAF, 2.456 municípios, onde vivem 156 milhões de brasileiros, o que corresponde a 73% da população, já receberam autorização para ativação do 5G.  A empresa também realiza a substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital para famílias de menor renda que usam o equipamento para assistir à TV.

A troca é necessária porque o sinal da parabólica tradicional ocupa a faixa que será usada pelo 5G. As três iniciativas – instalação das parabólicas, desocupação e mitigação das estações profissionais de satélites (FSS) – possibilitam a autorização pelo Gaispi, presidido pela Anatel, para a ativação das redes 5G standalone.

Parabólica digital

Além da antecipação da desocupação de faixa em dois anos, a Siga Antenado|EAF realizou a distribuição e instalação gratuita de mais de 1,3 milhão de kits com a nova parabólica digital em todo o país. A iniciativa é direcionada para as famílias de menor renda durante a migração do sinal de TV das parabólicas tradicionais para o as novas parabólicas digitais, processo fundamental para garantir o acesso contínuo à televisão após a ativação da tecnologia 5G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!