Procuradoria da República reforça constitucionalidade da Lei do SeAC

Instada a se manifestar sobre os argumentos colocados nas audiências públicas realizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para debater a ação de inconstitucionalidade (ADIN) 4.679 do DEM contra a Lei 12.485/2011, a Lei do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) que criou cotas de conteúdo na TV por assinatura e estabeleceu limites de propriedade cruzada, a Procuradoria Geral da República (PGR) manifestou-se pela improcedência do pedido.

Notícias relacionadas
No parecer, assinado pelo procurador-geral Roberto Gurgel e tornado público nesta terça, 1º, Gurgel sustenta que as regras de restrição à propriedade cruzada são medidas que visam implementar a vedação constitucional ao monopólio e ao oligopólio.

É comum a diversos países europeus a existência de marcos regulatórios dos meios de comunicação. Até mesmo os EUA, que têm tradição política liberal, criaram sua agência reguladora FCC durante o período do New Deal, "voltada para promoção do interesse público na seara da comunicação social, podendo tomar medidas administrativas voltadas à disciplina do funcionamento desse importante setor, que intersecciona a política, a economia e a cultura", argumenta o procurador.

"De acordo com dados fornecidos pelo Coletivo Intervozes, as quatro maiores empresas atuantes no Brasil faturam mais que todo o mercado audiovisual interno. Isso representa uma concentração demasiadamente desproporcional, que justifica a intervenção do Estado para elaborar políticas públicas democratizantes da escolha e do acesso ao conhecimento, evitando que essas pautas sejam fixadas pelos agentes desses mercado oligopólico, de modo arbitrário e com propósito único da busca por lucro", afirma Gurgel.

Gurgel também faz considerações sobre a alegação de "bis in idem", ou seja, punição dupla da Lei 12.485/2011 com a 12.529/2011, que estrutura o Sistema Brasileiro da Concorrência. Segundo ele, o Estado não deve agir apenas reativamente em relação aos casos de monopólio e oligopólio, mas também deve prevenir a existência dessas práticas. Além disso, ele menciona a declaração de Princípio sobre Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que diz "os monopólios ou oligopólios na propriedade e controle dos meios de comunicação devem estar sujeitos a leis antimonopólios".

"Afinal, não se trata apenas de viabilizar uma competição livre e intensa entre os agentes econômicos, mas primordialmente de garantir o direito dos cidadãos brasileiros de acesso a um conhecimento identificado pelo pluralismo, pela diversidade e pela liberdade de escolha", diz o procurador.

Em relação à cota de 3h30 de conteúdo brasileiro nos canais de espaço qualificado, sendo que metade deve ser produzida por produtora brasileira independente, a PGR sustenta que é preciso preservar o direito do consumidor à livre escolha, já que 78 das 80 empresas programadoras têm origem nos EUA. E, obviamente, divulgam quase que exclusivamente a cultura daquele país.

Gurgel rebate o argumento de que as cotas seriam uma intervenção indevida na escolha do consumidor com uma declaração do economista inglês Ronald Coase em estudo sobre o sistema de radiodifusão britânico. Diz Coase: "Não se pode argumentar que se está ofertando ao público o que este deseja, a menos que o público conheça todo o leque de opções que a televisão pode oferecer(…). Pois uma escolha somente é livre se o leque de opções não for desnecessariamente restringido".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!