Compra de patentes da Nortel por Apple, Microsoft e RIM é alvo de investigação

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) está intensificando a investigação sobre a venda das seis mil patentes da Nortel para o consórcio de seis empresas liderado por Microsoft e Apple, que inclui também a Research In Motion (RIM), Ericsson, Sony e EMC.
A suspeita do órgão é de que as empresas possam utilizar as patentes de mobilidade, adquiridas pelo valor de US$ 4,5 bilhões, para eventuais processos contra o Google, fabricante do sistema operacional Android, gerando uma concorrência desleal no mercado, segundo fontes ouvidas pelo The Wall Street Journal.
O DOJ está entrevistando membros do consórcio sobre os planos de utilizar as patentes em processos contra fabricantes que utilizem o software do Google. Além disso, outras empresas que podem ser afetadas negativamente por estes prováveis processos estão sendo consultadas.

Notícias relacionadas
O consórcio não divulgou a intenção de uso das patentes, nem como será uma possível divisão entre as empresas envolvidas.
Porta-vozes do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e das empresas envolvidas no consórcio não comentaram o caso. O Google, por sua vez, já havia declarado na ocasião da compra que a intenção das empresas era "bloquear outras companhias de trazer novos produtos ao mercado".
A lei dos Estados Unidos permite que, mesmo com a compra já realizada, a Justiça interfira e imponha condições às partes. Em abril, o mesmo órgão forçou um consórcio que incluía a Microsoft, Apple e a Oracle a se comprometerem a não utilização um portfólio de patentes recém-adquiridas para prejudicar rivais. A Microsoft foi obrigada a licenciar algumas patentes em detrimento da compra das mesmas, abdicando, assim, de mais direitos sobre as tecnologias envolvidas.
O Google tem reforçado seus mecanismos na área de patentes. Fabricantes de smartphones que utilizam o sistema Android, como a HTC, Samsung e Motorola, já enfrentam um processo da Apple, que as acusa de violar suas patentes. Na última sexta-feira, 29, a gigante das buscas adquiriu mais de mil patentes da IBM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!