Como a Transformação Digital impacta a sociedade em que vivemos e molda o futuro hiperconectado?

Modern city skyline and global communication concept.

Os avanços da tecnologia e seus impactos na sociedade – por meio da transformação digital acelerada que temos vivenciado – estão moldando profundamente nossas vidas de hoje e farão com que o futuro, com o qual conviverão as próximas gerações, seja cada vez mais hiperdigitalizado e hiperconectado.

José Renato Gonçalves, CEO da NEC no Brasil

Negócios de todas as áreas estão vivenciando uma intensa jornada de transformação em diferentes níveis ? seja incorporando a tecnologia na sua operação diária, nas relações com clientes e fornecedores, na sua cadeia de valor; ou se valendo do poder dos dados em seu planejamento e evolução, para ganhar mais relevância num cenário maior de concorrência. Esse movimento é de tal dimensão que empreendedores, executivos e especialistas concordam que, hoje, toda empresa ou indústria é, na prática, uma organização de tecnologia. Pensada como base firme do negócio, é ela que habilita a produção mais eficiente, o funcionamento mais suave e dá as condições para que a companhia se mantenha sólida e evolua.

Notícias relacionadas

A transformação digital e seus impactos nas diversas frentes da sociedade e do mercado

A incrível jornada digital dos negócios como motor de transformação da sociedade, além das percepções e expectativas gerais para a evolução tecnológica corporativa, já está sendo alvo de análises por especialistas em diversos campos de atuação.

Inclusive, executivos atuantes em grandes players do mercado compartilharam suas perspectivas pessoais e únicas sobre suas trajetórias, a visão de como vivem o presente hiperconectado, a evolução das jornadas digitais e uma análise de futuro sobre o que deixaremos para as próximas gerações. Isso abraçará pessoas, máquinas, dados e sistemas em prol de um mundo mais inclusivo, produtivo e repleto de bem-estar.

Essas perspectivas foram analisadas a partir dos seguintes cenários:

  • Pós-pandemia

Ressaltando a ascensão e a aceleração das transformações digitais no período pós-pandêmico, para Gileno Barreto, da Proesp, a área de tecnologia da informação (TI), que em muitas empresas era vista como custo ou despesa, ganha uma dimensão completamente nova: "A transformação digital passou a ser percebida como o único meio pelo qual uma série de canais de governo e do setor privado poderiam alcançar as pessoas, a população de forma geral".

  • Transformação de comportamentos

Agora, trazendo sua experiência para o campo das finanças e telecomunicações, Paulo Venâncio, da Embratel, reforça como novos comportamentos e demandas de clientes e consumidores de diversos tipos de serviço também estão demandando mais tecnologia, numa prova de que uma jornada está intimamente conectada à outra: "Cito o exemplo dos serviços bancários, que com o tempo, por demanda dos clientes, tiveram que ser levados mais para perto das pessoas, onde elas estivessem e não importando em que momento".

  • Infraestrutura

Eduardo Zago de Carvalho, da Equinix, já aborda uma visão mais voltada à infraestrutura nos negócios, lembrando que ecossistemas robustos são fundamentais para garantir a velocidade, a segurança, a estabilidade e a latência necessárias para praticamente qualquer serviço ou demanda digital: "Estou nesse mercado desde os primórdios, desde a primeira leva de executivos a trabalhar com datacenter. Lá pelos idos de 2002, os gurus da internet diziam que ninguém mais iria ao supermercado ou às lojas fazer compras. É óbvio que isso não se consolidou, mas o mundo se transformou muito nesse tempo, principalmente pela digitalização e pela transformação digital".

A Inteligência Artificial e a cibersegurança serão as chaves para um mundo mais conectado?

Analisando passado, presente e futuro da transformação digital, José Renato Gonçalves, presidente da NEC no Brasil, também lembra a evolução dos dispositivos de conectividade e serviços digitais, e concorda que a Inteligência Artificial será a chave de virada para um mundo mais funcional e produtivo com base em tecnologia.

Para ele, uma das primeiras barreiras existentes, a da conectividade, já foi ultrapassada – com a observação de que infraestrutura é um tema que requer melhorias e investimentos continuamente. "Claro, cada vez mais a gente exige mais e mais banda, mais e mais capacidade. E isso está gerando cada vez mais uma quantidade enorme de dados."

No entanto, os dados são ingredientes fundamentais na operação e planejamento dos negócios modernos, e por isso mesmo acabam representando informações de enorme valor para fraudadores e criminosos digitais. Diante o cenário, a cibersegurança emerge como tema de primeira importância e deve receber grande atenção e muitos investimentos daqui por diante.

Como impulsionadora desse movimento, a NEC se posiciona sempre como uma parceira muito forte dos negócios e da sociedade, pensando em oferecer ao mercado tecnologias que levem esse valor às empresas, favoreçam o crescimento saudável das companhias e das cidades, além de incentivar os potenciais das pessoas e dos negócios por meio de soluções que aprimoram a segurança e a conectividade em todos os ambientes.

Quer entender as percepções, análises do atual cenário da tecnologia e visão de futuro de executivos de destaque da Prodesp, Embratel, Equinix e NEC? Leia no novo special article.

*Sobre o Autor – Este artigo foi produzido pela NEC no Brasil. As opiniões expressas nesse artigo não necessariamente representam o ponto de vista de TELETIME

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!