Fabricantes coreanos preocupam-se com migração da Vivo

Desde que a Vivo anunciou o overlay de sua rede CDMA para GSM, há muita expectativa sobre o impacto da mudança nos tradicionais fornecedores de aparelhos CDMA, notadamente os fabricantes coreanos: Pantech, Samsung e LG. ?Os fabricantes coreanos, que são fortes em CDMA, estavam se dando bem no Brasil por causa da Vivo. Se a Vivo reduzir as compras, como é que fica?", questiona Lucina Son, diretora de marketing de produto da Pantech. A empresa tem quatro modelos de aparelhos no portfolio da operadora. Luciana se preocupa com um possível esvaziamento do mercado brasileiro de CDMA porque, embora a Pantech tenha produtos GSM, a executiva lembra que o mercado de GSM já está fatiado entre outros fornecedores no País.
Segundo Luciana, o mercado está ?conturbado? porque não se sabe se a Vivo lançara novos modelos na tecnologia CDMA. ?A partir do momento que eles (Vivo) lançam GSM, diminuirão a compra de CDMA. Eles não garantem que a mesma quantidade de aparelhos que eles deixarão de comprar em CDMA será revertida em aparelhos GSM?, explica Lucina. Em sua opinião, a Vivo deve manter o mesmo portfolio sem acrescentar novos modelos até um certo momento e, depois, interromper os novos assinantes de CDMA. A Vivo, entretanto, nega que vá descontinuar os investimentos na tecnologia.

Samsung

Notícias relacionadas

Para Oswaldo Melo, diretor da divisão de telecomunicações da Samsung, o momento exige ?atenção?. Isto porque os fabricantes deverão ser ágeis para adaptar a parte produtiva para a produção dos modelos GSM. ?Boa parte da linha de montagem é comum. O que não é comum tem de ser trocado, então temos que fazer a solicitação com antecedência à matriz para não perdermos tempo de mercado?, diz ele. A Vivo, na sua avaliação, tem dado, na medida do possível, noções de demanda sobre aparelhos das duas tecnologias. ?Trabalhamos de maneira próxima com a Vivo?.
Segundo Melo, até o início de março as operadoras devem definir a compra para o segundo trimestre. Com relação à solicitação de modelos novos em CDMA, o executivo classificou como ?possível, mas não provável?. Um certo conforto para ele é que a Vivo já tem no seu portfolio GSM um modelo da Samsung.
Procurada por este noticiário, a LG não quis se pronunciar sobre esse assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!