Anatel apura se Opportunity Fund pode entrar na Telpart

O processo de análise da compra da participação da TIW pelo Opportunity na Telpart (controladora da Telemig Celular e Amazônia Celular) já tem pelo menos um complicador: o fato de o Opportunity Fund não ser acionista da empresa. A agência está em processo de diligência para averiguar se, de fato, o fundo baseado em Cayman não faz parte da cadeia societária das teles. Se não fizer, significará a entrada de um novo controlador, o que é proibido até julho (quando se completam cinco anos da privatização). Isso porque o Opportunity Fund é, segundo o fato relevante divulgado pela TIW ao vender sua parte, o controlador da Highlake International Business Investments (a empresa compradora, que pagou US$ 75 milhões). O fundo não aparece nos registros da CVM como parte da cadeia societária da Telemig Celular e Amazônia Celular. Além disso, o Opportunity Fund é investigado pela CVM no Inquérito Administrativo 08/2001 pela suspeita de ter entre seus cotistas pessoas residentes no Brasil, o que era proibido pela legislação em que se enquadra (do Anexo IV). Esse fato, contudo, ainda não é o foco da Anatel.

Comissão

No dia 5 de junho o superintendente de serviços privados da Anatel, Jarbas Valente, comparece à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara para prestar esclarecimentos sobre a criação da Newtel, em 1998. O pedido de esclarecimento foi feito pela comissão em função de reportagem da revista Carta Capital de 23 de abril de 2003, que aponta a complicada situação herdada pela Previ e outros fundos de pensão depois da saída da TIW da Telpart.

Notícias relacionadas

Globalvest

Na semana passada, o conselho diretor da Anatel não acatou o recurso da Globalvest (grupo de investidores minoritários da Telemig Celular) contra a decisão da superintendência de serviços privados da agência. A superintendência havia considerado, em decisão anterior, que a Globalvest não poderia votar em conselho nem participar do controle da operadora sem pedir a anuência prévia da Anatel. Segundo a superintendência, o grupo passou a fazer parte das decisões de controle sem a aprovação da Anatel, o que seria proibido. Mesmo com a garantia dada pela Lei das S.A. de que acima de um determinado percentual de ações qualquer acionista tem o direito de votar em conselho, a Anatel considera que a sua anuência prévia é necessária no caso de uma empresa de telecomunicações. Com isso, o Opportunity derrotou o último foco de resistência às suas decisões na Telemig Celular, já que a Globalvest tendia a se alinhar com a TIW (quando esta ainda era acionista). Os fundos não podem votar contra o Opportunity por conta dos acordos de acionistas da Newtel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!