Governo decide recriar o Ministério da Cultura após pressão de artistas

Em nova reviravolta, o presidente da República em exercício, Michel Temer, resolveu recriar o Ministério da Cultura. Na semana passada, a Secretaria da Cultura, ainda ligada ao Ministério da Educação, foi elevada à categoria nacional, com mais poderes, porém a medida não foi suficiente para acabar com as críticas de setores da sociedade, parlamentares e da classe artísticas contra a extinção do MinC.

A recriação será feita por Medida Provisória a ser enviada ao Congresso Nacional ainda nesta segunda-feira, 23.  O ministro da pasta será Marcelo Calero.

A decisão foi tomada após uma conversa de Temer com o ministro da Educação, Mendonça Filho. O presidente expôs sua vontade de recriar a pasta recentemente extinta e pediu a opinião do ministro. Mendonça Filho, então, concordou. "É um gesto no sentido de serenar os ânimos e focar no objetivo maior: a cultura brasileira", disse o ministro, em nota divulgada no sábado, 21, pelo MEC no Facebook.

Notícias relacionadas

Na nota, Mendonça Filho confirmou o nome de Calero como ministro. "Com Marcelo Calero, vamos trabalhar em parceria para potencializar os projetos e ações entre a educação e a cultura". Calero chefiava, desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Ele tem 33 anos e ingressou na carreira diplomática no Itamaraty em 2007.

A recriação da pasta atende também a reivindicações de senadores. Caso o Ministério da Cultura não fosse recriado pelo governo, poderia voltar a funcionar por meio da ação do Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!