OUTROS DESTAQUES
REGULAMENTAÇÃO
Decisão sobre regulamento do SeAC é novamente adiada
quinta-feira, 22 de Março de 2018 , 19h01

A proposta de alteração do regulamento do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), pautada para reunião do Conselho Diretor desta quinta-feira, 22, recebeu mais uma vez pedido de vistas. No entanto, o conselheiro Otávio Rodrigues trouxe um novo elemento, sugerindo a inclusão de quatro novos parágrafos no documento elaborado pelo conselheiro Aníbal Diniz, no que se refere ao descumprimento do cronograma de implantação das obrigações de home-passed assumidas por algumas empresas de TV a cabo nas licitações de TV paga realizadas no começo dos anos 2000. Estas obrigações incluíam uma cobertura de rede de 95% dos domicílios, por exemplo, assumidas pelas empresas em edital, mas em muitos casos não cumpridas. A Lei do SeAC e sua regulamentação não têm estas obrigações.

Em seu voto, o conselheiro Otávio Rodrigues destaca que a prestadora que for autorizada a proceder à adaptação de sua outorga de Serviço de TV a Cabo para SeAC continua obrigada a cumprir com os compromissos de atendimento originalmente assumidos na área de prestação de serviço, podendo usar outras tecnologia, além da rede física. No entanto, as infrações cometidas anteriormente seguem o seu processo normal na agência. "A adaptação ao SeAC não tem o efeito de abolir a infração cometida por prestadora que, ainda sujeita ao regime anterior do Serviço de TV a Cabo, tenha-se utilizado de tecnologia diversa do cabeamento físico, na expectativa de adimplir compromissos de atendimento." O conselheiro argumenta que "se tudo fosse dispensado, eu iria gerar um problema concorrencial". Nos demais itens, o conselheiro acompanha o relatório de Diniz.

Em seu voto, o conselheiro Aníbal Diniz havia manifestado que "ainda que caso a prestadora não comprove a inviabilidade técnica ou econômica do compromisso originalmente assumido, possa cumpri-lo por meio de outras tecnologias. Conforme já amplamente esclarecido, os compromissos de ampliação de rede assumidos nos editais de licitação de TV a Cabo ocorreram no fim dos anos 90, em outro cenário tecnológico completamente distinto do atual. As tecnologias sem fio, inclusive que utilizam capacidade satelital, evoluíram bastante ao longo destes anos e demonstram que são capazes de fornecer à prestadora solução técnico-científica mais cabível ao caso, buscando-se a preservação do serviço". Não está claro se uma oferta OTT poderia substituir estas obrigações, por exemplo. O presidente da Anatel, Juarez Quadros, pediu vistas ao processo, que deve voltar à pauta do Conselho Diretor em um prazo de 90 dias.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top