Decisão sobre regulamento do SeAC é novamente adiada

A proposta de alteração do regulamento do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), pautada para reunião do Conselho Diretor desta quinta-feira, 22, recebeu mais uma vez pedido de vistas. No entanto, o conselheiro Otávio Rodrigues trouxe um novo elemento, sugerindo a inclusão de quatro novos parágrafos no documento elaborado pelo conselheiro Aníbal Diniz, no que se refere ao descumprimento do cronograma de implantação das obrigações de home-passed assumidas por algumas empresas de TV a cabo nas licitações de TV paga realizadas no começo dos anos 2000. Estas obrigações incluíam uma cobertura de rede de 95% dos domicílios, por exemplo, assumidas pelas empresas em edital, mas em muitos casos não cumpridas. A Lei do SeAC e sua regulamentação não têm estas obrigações.

Em seu voto, o conselheiro Otávio Rodrigues destaca que a prestadora que for autorizada a proceder à adaptação de sua outorga de Serviço de TV a Cabo para SeAC continua obrigada a cumprir com os compromissos de atendimento originalmente assumidos na área de prestação de serviço, podendo usar outras tecnologia, além da rede física. No entanto, as infrações cometidas anteriormente seguem o seu processo normal na agência. "A adaptação ao SeAC não tem o efeito de abolir a infração cometida por prestadora que, ainda sujeita ao regime anterior do Serviço de TV a Cabo, tenha-se utilizado de tecnologia diversa do cabeamento físico, na expectativa de adimplir compromissos de atendimento." O conselheiro argumenta que "se tudo fosse dispensado, eu iria gerar um problema concorrencial". Nos demais itens, o conselheiro acompanha o relatório de Diniz.

Em seu voto, o conselheiro Aníbal Diniz havia manifestado que "ainda que caso a prestadora não comprove a inviabilidade técnica ou econômica do compromisso originalmente assumido, possa cumpri-lo por meio de outras tecnologias. Conforme já amplamente esclarecido, os compromissos de ampliação de rede assumidos nos editais de licitação de TV a Cabo ocorreram no fim dos anos 90, em outro cenário tecnológico completamente distinto do atual. As tecnologias sem fio, inclusive que utilizam capacidade satelital, evoluíram bastante ao longo destes anos e demonstram que são capazes de fornecer à prestadora solução técnico-científica mais cabível ao caso, buscando-se a preservação do serviço". Não está claro se uma oferta OTT poderia substituir estas obrigações, por exemplo. O presidente da Anatel, Juarez Quadros, pediu vistas ao processo, que deve voltar à pauta do Conselho Diretor em um prazo de 90 dias.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!