OUTROS DESTAQUES
Serviços móveis
5G terá 1 bilhão de conexões no mundo em 2023
terça-feira, 28 de novembro de 2017 , 23h10

A quinta geração de telefonia móvel (5G) vai começar a sair do papel nos próximos anos, com as primeiras grandes redes comerciais neste padrão sendo implementadas ao redor do mundo. A expectativa é de que em 2023 haja 1 bilhão de conexões 5G, o que corresponderá a 11% da base mundial de 9,1 bilhões de conexões móveis. Para efeito de comparação, o padrão 4G será a principal tecnologia em 2023, com 5,5 bilhões de conexões, ou mais de 60% da base mundial. As projeções fazem parte do Ericsson Mobility Report, divulgado nesta terça-feira, 28.

A América do Norte será a região na qual o 5G terá a maior participação sobre o total de conexões móveis em 2023: 37%. Em seguida virão o Nordeste da Ásia, com 34%, e a Europa Ocidental, com 16%. Na América Latina, o 5G responderá por menos de 5% do mercado em 2023.

As redes 5G usarão uma combinação de várias frequências de espectro, incluindo algumas altas, acima de 20 GHz, que ainda não são utilizadas para banda larga móvel. A expectativa é de que essa nova tecnologia ofereça velocidades acima de 1 Gbps e latência abaixo de 1 milissegundo, o que possibilitará aplicações como carros autônomos, streaming de vídeo ao vivo de alta definição em 360 graus, dentre outras.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro independente de debate e reflexão sobre políticas setoriais dos setores de telecomunicações e Internet. Organizado há 17 edições pela TELETIME e pelo Centro de Estudos de Políticas de Comunicações da Universidade de Brasília (CCOM/UnB), o evento congrega reguladores, formuladores de políticas, acadêmicos, empresas e analistas para um debate aberto sobre os temas mais relevantes e que serão referência ao longo do ano. Em 2018, estão em discussão uma agenda possível para o setor, o impacto do cenário eleitoral sobre as telecomunicações, a atuação  do Congresso Nacional sobre as políticas do setor de telecomunicações e Internet e as referências regulatórias internacionais.

20 de Fevereiro
, ,
EVENTOS

Principal encontro independente de debate e reflexão sobre políticas setoriais dos setores de telecomunicações e Internet

20 de Fevereiro
 
Top