OUTROS DESTAQUES
Serviços móveis
5G terá 1 bilhão de conexões no mundo em 2023
terça-feira, 28 de novembro de 2017 , 23h10

A quinta geração de telefonia móvel (5G) vai começar a sair do papel nos próximos anos, com as primeiras grandes redes comerciais neste padrão sendo implementadas ao redor do mundo. A expectativa é de que em 2023 haja 1 bilhão de conexões 5G, o que corresponderá a 11% da base mundial de 9,1 bilhões de conexões móveis. Para efeito de comparação, o padrão 4G será a principal tecnologia em 2023, com 5,5 bilhões de conexões, ou mais de 60% da base mundial. As projeções fazem parte do Ericsson Mobility Report, divulgado nesta terça-feira, 28.

A América do Norte será a região na qual o 5G terá a maior participação sobre o total de conexões móveis em 2023: 37%. Em seguida virão o Nordeste da Ásia, com 34%, e a Europa Ocidental, com 16%. Na América Latina, o 5G responderá por menos de 5% do mercado em 2023.

As redes 5G usarão uma combinação de várias frequências de espectro, incluindo algumas altas, acima de 20 GHz, que ainda não são utilizadas para banda larga móvel. A expectativa é de que essa nova tecnologia ofereça velocidades acima de 1 Gbps e latência abaixo de 1 milissegundo, o que possibilitará aplicações como carros autônomos, streaming de vídeo ao vivo de alta definição em 360 graus, dentre outras.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top