OUTROS DESTAQUES
Mercado
Oi conclui venda dos ativos da Portugal Telecom por 5,8 bilhões de euros
terça-feira, 02 de junho de 2015 , 19h36 | POR REDAÇÃO

A Oi informou ao mercado nesta terça, 2, em fato relevante, que foi concluída a operação de venda dos ativos da Portugal Telecom para a Altice. Até o momento, o negócio representou um desembolso de 5,789 bilhões de euros à Altice, dos quais 4,92 bilhões foram recebidos no caixa da Oi (R$ 17 bilhgões) e o restante (869 milhões de euros) foi utilizado para abatimento da dívida da PT Portugal, mas esse valor ainda pode sofrer variações "em função de alterações nas posições de caixa, dívida e capital de giro na data de fechamento", diz o fato relevante. Os papeis da Oi tiveram expressiva alta depois da conclusão do negócio (5,3%).

O valor final é diferente dos 7,4 bilhões de euros inicialmente divulgados como o valor da empresa quando o negócio foi proposto, mas a explicação está nos ajustes que foram feitos. No fato relevante de 8 de dezembro, quando o negócio foi anunciado, isso já estava indicado: o valor da empresa (enterprise value) era "correspondente 7,4 bilhões de euros, com ajustes de caixa e dívida, incluindo a previsão de um pagamento diferido (earn-out) de 500 milhões de euros relacionado à geração futura de receita da PT Portugal. O preço a ser pago pela Altice sofrerá ajustes usualmente adotados em operações similares, de acordo com a posição de caixa da PT Portugal no fechamento da operação", dizia o fato relevante.

O principal impacto foi em relação aos ajustes feitos em decorrência dos compromissos com fundos de pensão da Portugal Telecom (1,1 bilhão de euros) e o restante é o earn-out de 500 milhões de euros, que ainda podem ser pago a depender do desempenho operacional da Portugal Telecom.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

Top