Número de usuários Edge deverá crescer 233% até 2007

A evolução tecnológica do GSM para o padrão Edge na América do Norte deverá crescer 233% a partir do próximo ano até 2007, passando de 3 milhões para 10 milhões de usuários. A estimativa é do diretor do 3G Americas para a América Latina e Caribe, Erasmo Rojas, com base em estudo do Gartner Group. Na América Latina, o Edge já está implantado no Brasil, pela TIM, Chile (Telefónica), Argentina (CTI Móvil) e Porto Rico, Bermuda e Ilhas Cayman (AT&T Wireless). A tecnologia foi lançada no mercado chileno em quatro cidades, há cerca de dois meses, mas um contrato entre a Nokia e a Telefónica prevê a expansão para 26 cidades, cobrindo inclusive as principais rodovias. Um ponto interessante, segundo Rojas, é que já existem alguns acordos de roaming para Edge, o que possibilita utilizar os recursos da tecnologia da rede mesmo em viagem a outro país que tenha o padrão disponível.
Rojas fará palestra sobre o que ocorreu no ano passado com GSM, GPRS, Edge e UMTS, durante o GSM Brazil Congress 2004, que será realizado no Rio entre 23 e 25 de junho. Sua apresentação será na quinta, 24, às 9h. O número de usuários GSM cresceu 199% no primeiro trimestre de 2004 em relação a igual período de 2003, para 137 milhões, nas Américas. Na América Latina são cerca de 27 milhões de usuários. No mesmo período, os assinantes de CDMA cresceram 28,8% e os de TDMA, 12%.
O Brasil lidera os dez maiores mercados wireless das Américas, com 50 milhões de assinantes de todos os padrões, segundo pelo México, com cerca de 30 milhões. Os demais países estão todos abaixo de 10 milhões, segundo Rojas.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!