Julgamento no STJ é suspenso até 1º de julho

Um pedido de vistas do ministro Francisco Peçanha Martins interrompeu na manhã desta quarta-feira, 16, o julgamento na Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) do processo que trata do reajuste das tarifas de telefonia. O julgamento foi suspenso até o próximo dia 1º de julho, data da última sessão da Corte Especial deste primeiro semestre. A Corte Especial analisa o recurso das concessionárias locais em pedido de suspensão de liminar, na tentativa de reverter a decisão de primeira instância da Justiça Federal do Distrito Federal, que instituiu o IPCA como índice para o reajuste de tarifas da telefonia fixa. A suspensão já havia sido negada em decisão monocrática no início de fevereiro pelo então ministro presidente do STJ, Nilson Naves.
O relator do agravo regimental e atual ministro presidente do STJ, Edson Vidigal, votou pelo conhecimento da ação e pelo restabelecimento do IGP-DI ao considerar que se mantida a decisão de primeira instância estaria instalado o ?cenário de insegurança jurídica?.
De acordo com o voto do presidente, a manutenção da liminar ?que, em princípio, admite a quebra do equilíbrio dos contratos e despreza os vultosos feitos, pode sim causar perplexidade nos investidores, afastando-os, caos no sistema tarifário, a par de expor o País aumentando o risco Brasil e prejudicando o usuário que se buscou proteger, lesando a ordem pública administrativa?. O ministro Nilson Naves divergiu e votou pela manutenção do IPCA, sendo seguido também pelo ministro Raphael de Barros Monteiro.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!