Operadoras móveis apresentam estudo à Anatel nesta terça

O presidente da Acel, Amadeu Castro, a Telecom Italia e o professor Cláudio Furtado, da Fundação Getúlio Vargas e da Consultoria CVF, apresentam ao conselho diretor da Anatel, nesta terça-feira, 15, o resultado do estudo da FGV sobre as tarifas de interconexão, que terão livre negociação a partir do próximo dia 30. O trabalho analisa o impacto da universalização do serviço de voz, tendo em vista a inclusão das classes D e E, além da situação econômico-financeira e regulatória do setor de telefonia móvel.
Segundo Furtado, que coordenou o estudo, inicialmente encomendado pela Telecom Italia e posteriormente encampado pela Acel, a conclusão é que as operadoras móveis não atingiram o equilíbrio econômico-financeiro, situação que não se alterará até 2007. Com isto, as operadoras entrantes ficariam mais vulneráveis a uma eventual redução de um item de suas receitas – serviços, venda subsidiada de aparelhos ou interconexão. Significa que essas operadoras ainda não obtêm o suficiente para cobrir seus custos e amortizar investimentos. ?E como elas estão incorporando em suas bases usuários de baixo poder aquisitivo, no fundo estão subsidiando esta universalização?, disse o professor.
Simulações feitas sobre o nível de tarifa de interconexão sugerem, segundo Furtado, que o atual nível, se mantido, poderia levar a um maior bem estar da sociedade, justamente por permitir essa inclusão das classes sociais de menor poder aquisitivo.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!