Visitante estrangeiro não usará mais o CSP

Entre as mudanças planejadas pela Anatel para a regulamentação do SMP está a dispensa do uso do código de seleção de prestadora (CSP) para ligações em roaming feita por usuários estrangeiros em visita ao País. De acordo com o superintendente de serviços privados da Anatel, Jarbas Valente, os estrangeiros estão encontrando dificuldades em realizar ligações de longa distância a partir de seus aparelhos porque a escolha do código não segue o padrão internacional dos serviços móveis. Como eles não são assinantes das operadoras locais, o código poderá ser excluído na marcação dos números. A previsão é de que a mudança ocorra ainda no início de 2004

Portabilidade

A agência trabalha ainda na elaboração das regras para estabelecer, também para o próximo ano, a portabilidade numérica no SMP. Segundo Valente, a novidade virá em boa hora, já que o churn no segmento é bastante alto (entre 25% a 30% por mês) e os usuários que trocam de operadora saem prejudicados por terem de trocar também de número.

Notícias relacionadas
A intenção da Anatel é de que a portabilidade seja implantada sobre os planos de numeração em uso atualmente, sem ônus adicional para o usuário. Isso será possível graças ao cadastro único de usuários móveis, em fase de preparação pela Associação Brasileira de Roaming (ABR), com a previsão de conclusão até o final deste ano.
Também será viável a partir do cadastro único, a supressão da cobrança da taxa de deslocamento pelas operadoras, uma outra alteração nas regras do SMP planejada pela Anatel, segundo Valente. E ainda será possível baratear consideravelmente as tarifas em roaming, acrescenta o superintendente da Anatel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!