Aice pode voltar à consulta pública

A Anatel estuda a possibilidade de refazer a consulta pública do Aice (Acesso Individual Classe Especial). A consulta original, que não teve suas contribuições completamente analisadas pela agência, foi feita em junho de 2003, continua valendo, mas a Anatel identificou algumas incompatibilidades entre a proposta da modalidade do serviço e o Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU), e o Plano Geral de Metas de Qualidade (PGMQ). Esta providência viria ao encontro do desejo do ministro Hélio Costa, das Comunicações, de estabelecer mais algumas vantagens para o Aice, tanto que o está denominando Aice II.
A proposta original previa uma habilitação com diversos condicionamentos, tais como prazo de carência e impedimento para instalação onde já houvesse uma outra linha convencional. O valor da habilitação deveria ser parcelado e poderia ser até cinco vezes mais alto que o previsto para a habilitação de uma telefone residencial da concessionária. A ?disponibilidade do serviço? (observe-se que o regulamento não fala de assinatura) seria no máximo 35% do valor cobrado por uma assinatura residencial naquela concessionária. As ligações individuais seriam feitas com utilização de cartão pré-pago. O Aice daria acesso obrigatório aos serviços de valor adicionado (SVA), como a internet, e ainda poderia ser usado como uma espécie de ?telefone comunitário? em que o usuário principal ou proprietário do domicílio onde ele fosse instalado, seria estimulado a oferecer o uso a outras pessoas da comunidade mediante pagamento.
O grande problema da Anatel para refazer a consulta pública, mesmo considerando o desejo expresso pelo ministro de reformar o Aice, é a exigüidade do tempo (deveria ficar pronto antes de janeiro próximo) e a falta de mão de obra para fazer as análises.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!