OUTROS DESTAQUES
Estratégia
?Cuidado com as empresas de internet?, alerta Softbank
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008 , 16h23 | POR LETÍCIA CORDEIRO, DE BARCELONA

O painel de abertura do terceiro dia Mobile World Congress, que acontece esta semana em Barcelona, foi marcado pelo alerta do grupo Softbank para que as teles celulares tenham cuidado com as empresas de internet. Uma recomendação feita com bastante propriedade se levarmos em consideração que o grupo já era detentor do portal Yahoo Japão e do provedor de internet banda larga Yahoo BB quando comprou da unidade da Vodafone naquele país. ?2008 será o ano da internet móvel, pois já temos rede de dados rápida, telas wide screen e celulares robustos. É a grande tendência do momento; afinal, porque acham que pagamos US$ 20 bilhões para comprar a Vodafone?? questiona com bom humor o chairman e CEO do Softbank, Masayoshi Son.
O executivo pondera que com as redes 3G, a Arpu de dados vem crescendo substancialmente e a tendência, com a evolução dessas redes, é que a voz se torne uma commodity. ?Todo o nosso serviço de voz já é feito por IP e nossos usuários falam gratuitamente entre eles?, diz. Justamente por isso, Son alerta que os conteúdos de internet se tornarão extremamente valiosos e há novos players de internet como Google, Yahoo, Microsoft e Apple entrando no mercado de telefonia móvel. ?As operadoras têm que ser mais espertas, mais inteligentes porque se não tomarem cuidado serão engolidas pelas empresas de internet?, enfatiza.

Case de sucesso

Desde que assumiu o controle da Vodafone há aproximadamente um ano e meio, o Softbank investiu em infra-estrutura de 3G e em parcerias de conteúdo com grandes marcas como Disney e o próprio Yahoo, redes de relacionamento on-line como o Mixi (semelhante ao Orkut e ao Facebook) e serviços de broadcast de TV com TiVO integrado, o que possibilita a gravação de até 48 horas de programação no celular. ?Registramos 66% das adições líquidas no Japão no último ano contra 7% da NTT DoCoMo e 27% da KDDI?, comenta o CEO. Atualmente, mais de 70% dos assinantes da Softbank Telecom são usuários 3G e as novas levas de aparelhos que começaram a ser vendidos pela tele já terão a tecnologia HSPA.

Publicidade

Son acredita que a publicidade no celular tem o seu espaço, mas não deve ser feita em demasia. ?Os sites da internet fizeram muito dinheiro, mas na relação entre publicidade e conteúdo os anúncios devem ficar na proporção de 20%. A tela não é muito grande e a publicidade fica chata?, avalia o executivo.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
EVENTOS
Não Eventos
Top