Anatel comemora 10 anos falando em reestruturação

A primeira agência reguladora a ser instalada no Brasil completou 10 anos nesta segunda-feira, 5, com planos de focar um pouco mais na sua reorganização. Com o setor de telecomunicações passando por uma fase de ajustes regulatórios, o presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Sardenberg, acredita que o momento é propício para desencadear a reestruturação da agência e pensar em projetos que fortaleçam a gestão do conhecimento cultivado dentro da autarquia. Para isso, Sardenberg destacou em seu discurso a intenção do órgão regulador de investir na criação de um Centro de Desenvolvimento, Estudos e Gestão Estratégica, com a meta de contribuir com a formação dos servidores e garantir parcerias para troca de informações com instituições nacionais e internacionais de telecomunicações. O projeto tem sido tocado pela presidência da Anatel e os demais conselheiros ainda não estão familiarizados com a idéia. A impressão na agência é que se crie um órgão nos moldes do antigo centro de treinamento da Telebrás.
O presidente da agência insinuou que também pretende lutar para a criação de um plano de cargos e salários para a Anatel. ?Deve a Anatel incrementar o esforço de capacitação de seu quadro e, como recomendam, as práticas mais atuais nesse campo, vinculá-lo a critérios de progressão funcional?, afirmou o embaixador em sua apresentação aos funcionários. A promessa faz sentido dentro de uma mudança estrutural da agência reguladora, que conseguiu concluir a composição de seu quadro com servidores concursados apenas neste ano.

Reestruturação a caminho

Notícias relacionadas

Aproveitando o clima de reorganização do setor de telecomunicações em debate no Executivo e no Legislativo, a Anatel se prepara para, enfim, colocar em prática as mudanças estruturais que há anos vem discutindo. Uma proposta revisada de como será feita a reestruturação da autarquia deve ser apresentada ainda neste ano, segundo informou o presidente. Mas o centro do pensamento da Anatel deve ser mantido no novo projeto: fazer uma ?gestão por processos? ao invés de uma análise ?por serviços?, como é feita atualmente.
O entendimento da agência é que o sistema de licenciamento deve estar alinhado com a própria dinâmica do mercado, que está cada vez mais convergente. ?Demos início ao projeto de reorganização da Anatel pensado com o macro-objetivo de adequar, de modo flexível, suas estruturas orgânica e funcional aos imperativos de novos patamares tecnológicos e econômicos, e certamente das novas demandas sociais?, explicou o embaixador. A mudança também terá efeitos positivos para as empresas, já que irá desburocratizar a tramitação dos processos.

Homenagens e ausência

A cerimônia de 10 anos da Anatel serviu também para homenagear o conselheiro José Leite Pereira Filho, que terminou seu mandato no domingo, 4. Leite recebeu uma placa pelos serviços prestados à agência, onde esteve presente desde sua criação. ?Como ativo partícipe de todos os atos relevantes relacionados ao atual modelo das telecomunicações brasileiras, o conselheiro guarda aqui a marca de seu reconhecido talento?, elogiou Sardenberg.
Em seu discurso, Leite preferiu elogiar a Anatel e seus funcionários do que falar sobre seus projetos. ?Vou falar muito pouco porque hoje é o dia da Anatel e eu sou só uma engrenagem que está mudando?, afirmou o ex-conselheiro. ?Entrei na Anatel porque estava convencido de que esse modelo de agências reguladoras era importante para o Brasil. E continuo acreditando nisso.?
A cerimônia não teve a presença do ministro das Comunicações, Hélio Costa. Em nota, o ministro elogiou a agência reguladora. ?A Anatel vive hoje um momento único no País. Com o conselho completo e o embaixador Ronaldo Sardenberg no comando, a agência possui condições de enfrentar os novos desafios e contribuir significativamente para o crescimento econômico do País, sem perder de vista os interesses do consumidor?, declarou Costa, que encontra-se em Belo Horizonte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!