Falhas técnicas inibem migração de clientes nos EUA

Os analistas do setor de telecomunicações dos Estados Unidos estão revendo (para baixo) suas estimativas de trocas de provedores de telefonia entre os consumidores norte-americanos. Passados dez dias do início do direito à portabilidade e do número de telefone, estão todos convencidos de que a movimentação foi mesmo inferior à esperada.
Acredita-se agora que não mais de 1,5% dos 145 milhões de assinantes tenham pedido efetivamente para mudar. As previsões iniciais eram de 6%, ou mais.
A propaganda dos defeitos técnicos está ajudando a desestimular a troca, pelo menos no momento. Em lugar das 2,5 horas previstas, as empresas estão demorando, em muitos casos, mais de cinco dias para processar a troca. O analista Jonathan Atkin, da RBC Capital Market, disse que só foram completadas 13 das 30 trocas que ele acompanhou pessoalmente. Portanto menos de 43%.

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Mais do que isso, porém, o que está desmotivando a mudança é a forte ?paparicação? empreendida pelas operadoras aos seus clientes, que oferecem tarifas promocionais e aparelhos novos de graça ou a preços baixíssimos. Alguns dos handsets top de linha estão custando não mais de US$ 99, de acordo com o levantamento do analista Roger Entner, do Yankee Group. O ciclo de vida de um aparelho, segundo ele, seria agora de seis meses. Foi essa festa de subsídios que levou a I Suppli Corporation, um instituto de pesquisa de mercado, a prever uma movimentação mundial de novos telefones celulares, este ano, da ordem de 510 milhões.
Ou seja: quem acabará ganhando com isso serão empresas como Nokia, Motorola e Siemens, enquanto as telefônicas tentem a ficar com as margens de lucro ainda mais estreitas.
Nos últimos cinco pregões, o segmento de telefonia móvel registrou uma pequena alta de 0,28% contra valorização de 1,63% do índice Dow Jones. O destaque foi a Nextel, com alta de 7,3%. Exatamente porque o status quo setorial deve ser mantido.

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